Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Em que áreas posso atuar dentro da Aeronáutica?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h41 - Publicado em 5 nov 2014, 15h25

 (Imagem: Thinkstock)

O post de hoje trata de um tipo de formação diferente dentro do ensino superior: o curso superior de tecnologia. O Caio Felipe nos enviou uma dúvida sobre as áreas de atuação dentro do campo da Aeronáutica. Ele diz que gostaria de trabalhar com manutenção de aeronaves, mas não sabe qual curso deve fazer para isso.

“Gostaria de trabalhar em uma base aérea, mas não sei que tipos de profissionais são procurados. Não queria ser militar e sim um técnico de manutenção de aeronaves ou algo parecido. É possível esse emprego lá dentro? E um técnico de manutenção pode atuar ali com as aeronaves?”

Nesse caso, os cursos brasileiros que têm formação direcionada à manutenção de aeronaves são cursos técnicos e superiores de tecnologia. A área de atuação do tecnólogo – pessoa formada pelos cursos de tecnologia – é restrita ao campo específico de sua formação, ao contrário de uma pessoa graduada em um curso superior tradicional. Ou seja, um mecânico de aeronaves precisa atuar dentro das áreas de manutenção, conserto e inspeção da Aeronáutica. De qualquer modo, o profissional tecnólogo pode se candidatar a cargos públicos e privados que exijam nível superior completo.

Continua após a publicidade

Conversamos com o coordenador do curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da FATEC de São José dos Campos (SP), Felix Strottmann. Ele explica que, além do curso superior de tecnologia, também é possível ingressar em um curso técnico que tenha a habilitação de Mecânico de Manutenção Aeronáutica certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

>> Leia mais sobre a carreira de Manutenção de Aeronaves

Confira o depoimento:

“Oi, Caio! Em primeiro lugar, caso você tenha o ensino médio poderá prestar o vestibular na FATEC de São José dos Campos (SP) para o Curso de Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, do qual sou coordenador. O tecnólogo em Manutenção de Aeronaves atua na manutenção e montagem de sistemas, mecanismos e componentes de meios de transportes, em especial, da área aeronáutica. Ele também supervisiona essas tarefas e atividades, elabora o planejamento de processos e documentação técnica, planeja e controla ambientes produtivos e de manutenção de aeronaves, assiste à direção de empresas do setor de transporte aeronáutico. Além disso, por conhecer publicações técnicas utilizadas na realização das atividades em aeronaves, sistemas e equipamentos, pode atuar como redator técnico.

Continua após a publicidade

A formação de um tecnólogo é orientada para que o profissional possa atuar no mercado de trabalho, em áreas como gestão da manutenção e da qualidade em centros de serviços de manutenção, conserto e inspeção (Maintenance, Repair and Overhaul), elaboração de planejamento de atividades de manutenção de aeronaves, sistemas e seus componentes, e também no campo de controle técnico (Maintenance Control Center) de empresas de linhas aéreas comerciais e de aviação executiva. O Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves possui uma base sólida na sua formação com as disciplinas básicas, profissionais e de conhecimentos específicos que contribui para a aplicação de processos e técnicas de manutenção em sistemas de aeronaves que utilizam tecnologias convencionais até as de última geração. 

Caso você ainda não tenha o ensino médio completo, há a alternativa de se matricular em uma escola técnica que tenha a formação de Mecânico de Manutenção Aeronáutica certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com este curso você poderá obter as certificações teóricas de Célula, Grupo Motopropulsor e Aviônica. A primeira especialidade abrange os sistemas de pressurização, refrigeração, pneumático e hidráulico, além da estrutura geral de aviões e helicópteros. Já a certificação em Grupo Motopropulsor permite que o profissional atue com motores e sistemas de hélice e rotores em aviação. Com a formação em Aviônica, o técnico é capacitado para lidar com sistemas elétricos e eletrônicos da aeronave.

Tanto como tecnólogo como técnico, você poderá trabalhar em companhias aéreas comerciais, aviação executiva, com helicópteros, em companhias de transporte de carga e em centros de manutenção de Aeronaves, motores e equipamentos.”

_________________________

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! (=

Publicidade
Em que áreas posso atuar dentro da Aeronáutica?
Em que áreas posso atuar dentro da Aeronáutica?
 (Imagem: Thinkstock) O post de hoje trata de um tipo de formação diferente dentro do ensino superior: o curso superior de tecnologia. O Caio Felipe nos enviou uma dúvida sobre as áreas de atuação dentro do campo da Aeronáutica. Ele diz que gostaria de trabalhar com manutenção de aeronaves, mas não sabe qual curso deve […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.