Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Área de gestão: 7 opções de cursos que vão além da Administração

Conheça outras opções de curso

Por Lisandra Matias
Atualizado em 3 jul 2017, 11h40 - Publicado em 4 Maio 2016, 21h15

Administração é uma das graduações mais procuradas no Brasil. Também pudera – é um curso generalista e forma um profissional polivalente, que é requisitado por empresas de todos os segmentos e portes.

Se você gosta dessa área, vale conhecer outras opções além do bacharelado em Administração. Há varias graduações tecnológicas – cursos com foco na prática, que têm duração mais curta e que preparam para atuar numa área mais específica do que o bacharelado. Confira algumas aqui.

gestão(imagem: istock)

Gestão Comercial

O profissional formado por este curso planeja a venda de produtos ou serviços buscando maior rentabilidade e produtividade para a empresa. Ele gerencia equipes e define estratégias, preços e locais de venda. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas e gerente comercial. Trabalha no varejo, no atacado ou como representante comercial.

Gestão de Recursos Humanos

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas. Gerencia pessoas, elaborando planos de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. Cabe a ele a avaliação da necessidade de novos colaboradores para a empresa, assim como o manejo do quadro de funcionários.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Gestão Financeira

Envolve o planejamento financeiro de uma empresa, na organização, captação e na aplicação de recursos. O tecnólogo em Gestão Financeira analisa os créditos e os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques e acompanha faturamentos e fluxos de caixa. Pode ocupar os cargos de assistente, analista, assessor ou consultor de mercado financeiro. Atua no departamento financeiro de empresas, em bancos em instituições de crédito.

Gestão Hospitalar

O tecnólogo em Gestão Hospitalar trabalha na organização e no gerenciamento de hospitais, públicos ou privados, e de clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas ou casas de repouso. Cuida da infraestrutura do espaço físico, determinando o melhor uso para ele, e define o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local poderá atender. É de sua responsabilidade o planejamento da manutenção preventiva dos equipamentos médicos, o controle dos estoques de materiais, a limpeza e até a destinação dos resíduos hospitalares. Conheça também o bacharelado em Gestão em Saúde.

Gestão Pública

Os cursos de Gestão Pública formam tecnólogos para atuar na administração de órgãos e serviços públicos das três esferas do governo – federal,  estadual e municipal. Como os bacharéis em Administração Pública, eles também conhecem a legislação do setor, contabilidade e técnicas de gestão. Planejam, implantam e avaliam projetos e programas de políticas públicas (em áreas como saúde, educação, transporte etc) voltadas para o desenvolvimento local e regional. Também podem ser contratados por empresas privadas que prestam serviços para a administração pública.

Processos Gerenciais

Este é o curso mais “generalista” entre os tecnológicos – já que não possui uma ênfase específica. O tecnólogo em Processos Gerenciais domina ferramentas e técnicas de gestão para organizar e gerenciar qualquer tipo de empresa ou negócio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais.

Agronegócios

O tecnólogo formado nessa área (em que também há bacharelados), planeja e acompanha as atividades de agropecuária de uma empresa rural. Como administrador rural, define os insumos e os serviços necessários à lavoura e à criação de rebanhos. Determina o número de empregados e estuda e aplica novas tecnologias a fim de melhorar a produção das plantações e otimizar a produtividade da criação. Na indústria, coordena o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização de produtos agropecuários.

Publicidade
Área de gestão: 7 opções de cursos que vão além da Administração
Área de gestão: 7 opções de cursos que vão além da Administração
Conheça outras opções de curso

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.