Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

O biólogo e o encanto pelo mundo

O profissional analisa a relação entre os diversos seres e a natureza

Por Tati de Assis
Atualizado em 3 set 2020, 11h16 - Publicado em 18 mar 2015, 10h00

O biólogo é um ser encantado pelo mundo. Este profissional estuda todas as formas de vida, sejam elas macroscópicas (animais, plantas) ou microscópicas (bactérias, fungos, vírus e muito mais).

Além de estudar, ele também analisa a relação entre os diversos seres e a natureza. A partir do conhecimento gerado pelos biólogos, conhecemos, por exemplo, a cadeia alimentar de um determinado ecossistema.

O curso de Ciências Biológicas é puxado, mas também muito divertido. No começo da faculdade, você vai estudar matemática, estatística e física. As disciplinas teóricas são alternadas com aulas de campo, nas quais você vai observar o que estuda nos livros.

Além do bacharelado, você pode também cursar a licenciatura, título que o capacita para ministrar aulas no ensino fundamental e médio. Tanto o bacharelado quanto a licenciatura têm, em média, 4 anos de duração.

O mercado de trabalho é tão vasto quanto o mundo. Sério. Você pode fazer concurso e ser um funcionário público que se dedica a entender os impactos de uma obra da prefeitura no meio ambiente. Pode também ser um pesquisador e desenvolver estudos sobre genética e biologia molecular. Se você gosta de dar aulas, pode se formar em licenciatura e ser professor de ciências. A demanda por docentes é enorme. No Norte e Nordeste, a procura é maior ainda.

Continua após a publicidade

Ficou interessado no curso de Ciências Biológicas? Abaixo, listamos as áreas que você pode atuar.

Bioinformática: Desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas.

Biologia de organismos aquáticos: Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.

Controle de pragas e vetores: Planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.

Continua após a publicidade

Ensino: Os licenciados podem lecionar em escolas dos ensinos fundamental e médio. Os bacharéis, em faculdades. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação.

Genética e Biotecnologia: Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando a melhoria de espécies animais e vegetais. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.

Gerenciamento costeiro: Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.

Meio ambiente: Atuar em órgãos públicos e particulares, ONGs, parques e reservas ecológicas, fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais, elaborando relatórios de impacto ambiental ou recuperando ambientes degradados.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Microbiologia: Investigar bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios.

Publicidade
O biólogo e o encanto pelo mundo
Mundo do Trabalho
O biólogo e o encanto pelo mundo
O profissional analisa a relação entre os diversos seres e a natureza

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.