Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Posso estudar Letras Inglês sem nunca ter feito curso de idiomas?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h19 - Publicado em 20 ago 2015, 13h58

(Imagem: Thinkstock)

Enquanto boa parte dos vestibulandos tem um montão de dúvidas quanto à graduação que irá cursar – afinal, escolhemos uma profissão ainda muito jovens –, outra parcela já decidiu exatamente o que fazer. A leitora Jéssica Santos, que nos enviou a dúvida de hoje, faz parte deste segundo grupo, mas, como todo estudante, ainda precisa passar pelo processo seletivo para entrar na faculdade. Ela, que deseja estudar Letras com habilitação na língua inglesa na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos conta que só teve contato com a língua estrangeira na escola e quer saber se o fato de não ter feito um curso de idiomas pode prejudicá-la na seleção.

“Oi, meu nome é Jéssica. Sou de uma cidade do interior da Bahia, chamada Teixeira de Freitas. Estou pensando em cursar a UNEB em Letras – Língua Inglesa, mas estou com uma dúvida, pois não tenho nenhum curso de Inglês de escola de idiomas. Amo livros e tenho facilidade de aprendizagem. Posso fazer essa graduação ou é necessário que eu tenha feito antes algum curso de Inglês separado?”

O domínio da língua inglesa é cobrado na maioria dos vestibulares. Porém, o conteúdo exigido é básico e está dentro do programa pedagógico e do plano de estudos de escolas públicas e privadas. Assim, uma pessoa que nunca fez cursinhos de idiomas pode, sim, conseguir realizar a prova normalmente – e, quem sabe, até mesmo acertar todas as questões! Na UNEB não há provas específicas que exigem maior nível de Inglês dos candidatos a essa graduação. Assim como todos os estudantes que irão prestar o processo seletivo da instituição, a Jéssica deverá fazer os testes de Português e Literatura, Matemática, Língua Estrangeira (é possível escolher entre Inglês, Espanhol e Francês), Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da redação.

>> Saiba mais sobre a carreira de Letras

Continua após a publicidade

Para esclarecer melhor o assunto, o GUIA conversou com a professora Cleideni Alves do Nascimento, coordenadora do colegiado da licenciatura de Letras – Língua Inglesa e Literaturas da UNEB, em Teixeira de Freitas. Ela destaca que o conhecimento básico do idioma antes de entrar na graduação não prejudica o estudante que tem interesse na carreira e se esforça para acompanhar as aulas. Aliás, este perfil de aluno é bem comum no curso. “Cada pessoa deve buscar formas alternativas extraclasse para aprofundar seus conhecimentos”, aconselha.

Leia o depoimento completo!

Cleideni Alves do Nascimento, coordenadora do colegiado do curso de Letras Inglês da UNEB:

“Olá, Jéssica! Bem, respondendo à sua pergunta o curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da Universidade do Estado da Bahia não coloca como pré-requisito que o candidato  já tenha um nível intermediário de conhecimento do idioma. Também não há uma prova no processo seletivo com um grau maior de dificuldade para os candidatos ao curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa.

Contudo, a partir do momento em que o aluno ingressa no curso, ele deve se dedicar ao máximo para acompanhar as aulas de Língua Inglesa. Costumo falar para os meus alunos que assim como cada professor tem sua metodologia de ensino, também os alunos devem ter a sua metodologia de aprendizagem, ou seja, cada aluno deve buscar formas alternativas extraclasse para aprofundar seus conhecimentos. Hoje em dia com tantos recursos disponíveis na web, essa tarefa se torna bem mais fácil.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Temos no curso vários exemplos bem-sucedidos de alunos que ingressaram no curso com um conhecimento pequeno do idioma, mas que ao longo do processo de formação superaram as dificuldades e conseguiram se sobressair. É claro que o sucesso de cada um depende na maior parte do seu esforço pessoal e empenho nas atividades propostas.

Se é uma área do seu interesse, vale a pena tentar. Para nós, professores do curso, é sempre uma alegria receber uma turma nova de ingressantes. Prezamos pela qualidade do curso e pela permanência dos nossos alunos, e caso você escolha ingressar no curso, será muito bem-vinda.”

_______________________

Quer que a sua dúvida sobre profissão seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

Publicidade
Posso estudar Letras Inglês sem nunca ter feito curso de idiomas?
Posso estudar Letras Inglês sem nunca ter feito curso de idiomas?
(Imagem: Thinkstock) Enquanto boa parte dos vestibulandos tem um montão de dúvidas quanto à graduação que irá cursar – afinal, escolhemos uma profissão ainda muito jovens –, outra parcela já decidiu exatamente o que fazer. A leitora Jéssica Santos, que nos enviou a dúvida de hoje, faz parte deste segundo grupo, mas, como todo estudante, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.