Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Preciso ser comunicativa para fazer Marketing?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h16 - Publicado em 10 nov 2015, 22h26

(Imagem: Thinkstock)

No post de hoje, recebemos a dúvida da leitora Alessandra Oliveira, que está interessada no curso de Marketing:

“Me interessei bastante pelas matérias do curso de Marketing. Tenho um perfil bem criativo e critico, mas sou quieta, não sou uma pessoa comunicativa. Por esse motivo, devo desconsiderar esta opção de curso?”

É bastante comum que, nos cursos relacionados à área de Comunicação, muitas pessoas acreditem que seja necessário ser falante e extrovertido, mas isso não é exatamente verdade – especialmente na área de Marketing! A graduação, na verdade, faz parte da grande área de Administração e Negócios, o que a torna bem mais conectada a planejamento de estratégias, vendas, pesquisa de mercado e consumo e o manejo de informações para melhorar e impulsionar a marca no mercado.

Além disso, mesmo em outros cursos que fazem parte da área de Comunicação, não é absolutamente necessário ser extrovertido ou carismático, afinal, nem todas as profissões precisam se relacionar diretamente com o público. Há outras características que, na realidade, acabam sendo mais determinantes do que essas, para quem quer cursar Marketing, como a habilidade de trabalhar em grupo, de realizar pesquisas, de pensar de forma criativa e de fazer boas análises.

Continua após a publicidade

É o que explica Heitor Bogaz Gava, estudante do quarto ano de Marketing na Universidade de São Paulo (USP), que trabalha na gerência de novos negócios da Porto Seguro Cartões. Segundo ele, o curso de Marketing é bastante versátil, mistura várias áreas do conhecimento e é, sim, adequado a pessoas não muito comunicativas. Veja seu depoimento!

Heitor Bogaz Gava, estudante de Marketing da USP:

“Oi, Alessandra, tudo bem? Antes de tudo parabéns pela iniciativa em buscar saber mais sobre o curso, este é um passo muito importante. O seu perfil pode se encaixar muito bem no curso de Marketing sim!

Muita gente acaba confundindo a graduação em Marketing com Publicidade e Propaganda, onde o perfil extrovertido, criativo e artístico é mais comum. Somos uma ciência social aplicada, prima da Economia. Nosso curso pede um perfil mais analítico, mas tem sim seus pontos de criatividade. O curso de Marketing abrange áreas de Comunicação, Pesquisa de Mercado, Gestão de Produtos e Canais, Estratégia de Preços, dentre outros temas, onde a maioria não exige extroversão. Na verdade, o profissional de Marketing precisa ter estas duas características que você citou: criatividade e senso crítico. É muito importante para este profissional saber analisar cenários, concorrentes, mercados e produtos, e tudo isso se resumirá em muitos dados para analisar! Depois de um olhar crítico sobre tudo isso, você precisará ser criativa para buscar soluções que destaquem seu produto!

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O curso de Marketing dá uma base analítica muito grande, com uma carga considerável de Exatas voltadas à Estatística, o que é difícil, mas não tem por que desanimar. Também existem matérias como Administração, Psicologia, Economia, dentre outros. Essa base te diferencia muito no mercado (e você sobrevive no final do semestre!).

Fazendo Marketing você tem uma gama de opções de mercado muito bacana, afinal praticamente toda empresa precisa de marketing. Você pode trabalhar com produtos, serviços, consultorias, empresas de pesquisa, tecnologia… só por curiosidade, pesquise vagas de estágio em Marketing e você terá ideia da abrangência e perfil buscado para cada tipo de emprego em que o profissional pode atuar. :)”

___________________

Quer que a sua dúvida sobre profissão seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

Publicidade
Preciso ser comunicativa para fazer Marketing?
Preciso ser comunicativa para fazer Marketing?
(Imagem: Thinkstock) No post de hoje, recebemos a dúvida da leitora Alessandra Oliveira, que está interessada no curso de Marketing: “Me interessei bastante pelas matérias do curso de Marketing. Tenho um perfil bem criativo e critico, mas sou quieta, não sou uma pessoa comunicativa. Por esse motivo, devo desconsiderar esta opção de curso?” É bastante […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.