Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Preciso ter facilidade para falar em público para me tornar juíza?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h38 - Publicado em 19 fev 2015, 13h00

(Imagem: Thinkstock)

Falar em público pode ser tarefa simples para uma pessoa extrovertida, mas também pode representar um grande obstáculo psicológico para quem não tem o hábito de se expressar em situações como essa. Mas e quando a característica faz parte do dia a dia da profissão escolhida? Essa é a dúvida da leitora Mariane Dias, que quer cursar Direito e tornar-se uma juíza, mas teme que sua dificuldade de falar em público seja um empecilho para exercer a profissão.

“Tenho 15 anos, meus pais são advogados, eu cresci dizendo que iria ser juíza, pois acho o salário ótimo. Me dou bem com humanas e gosto de ler, mas meu maior problema é não ter tanta facilidade de falar em publico. Me interesso pelos assunto dos direitos civis e códigos penais, acho demais. Mas mesmo assim temo não conseguir por minha falta de flexibilidade ao falar em publico! O que fazer?”

O juiz de direito é responsável por decidir conflitos de interesses entre pessoas físicas, empresas e o poder público, assegurando a dignidade humana e prezando por uma solução pacífica dos impasses. Em sua rotina, além de presidir os julgamentos, estão atribulações como analisar os autos processuais – documentos que constituem cada processo –, realizar audiências de conciliação e redigir despachos e sentenças. Para se tornar um juiz, é necessário ter, pelo menos, três anos de experiência após concluir o bacharelado em Direito, e prestar concurso público.

Para solucionar a questão feita pela Mariane, o Guia do Estudante conversou com o juiz da 1ª Vara Criminal de Ipatinga (MG), Luiz Flávio Ferreira. Ele conta que, assim como na maioria das profissões, a habilidade de falar em público pode ser desenvolvida ao longo da carreira, com experiências práticas, e destaca que um juiz precisa, antes de tudo, saber ouvir, ”para que possa compreender bem os fatos para melhor aplicação do direito”.

Continua após a publicidade

Confira seu depoimento!

Luiz Flávio Ferreira, juiz da 1ª Vara Criminal de Ipatinga:

“Olá, Mariane! A profissão de juiz de direito é, verdadeiramente, uma vocação, em razão dos inúmeros casos que são postos à apreciação do Poder Judiciário. Desse modo, você tem que de fato gostar muito do que faz, pois somente assim será uma boa profissional. Falar em público com desenvoltura é uma técnica que se aprende com o tempo e também com especialistas que ensinam estratégias para uma boa apresentação.

Mas, para ser uma boa juíza, o que você precisará, e muito, é saber ouvir, para que possa compreender bem os fatos para melhor aplicação do direito. E, para isso, tem de ter muita paciência e humildade, sem, entretanto, deixar de ser firme quando da realização de audiências.

Portanto, não se preocupe se você ainda não tem tanta habilidade para falar em público – mesmo porque o juiz fala mesmo é nos autos, no papel, quando redige as sentenças e os despachos, decidindo a questão que foi levada à apreciação do Poder Judiciário. Boa sorte!”

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

>> Leia mais sobre a carreira do bacharel em Direito

_______________

Tá vendo, Mariane? Falar em público pode parecer um bicho de sete cabeças algumas vezes, mas, para qualquer profissão que você escolha, não deixe que seu medo te impeça de exercê-la. Que tal tentar umas aulas de teatro ou participar de grupos de estudo e discussão no colégio? (=
_______________

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também!

Publicidade
Preciso ter facilidade para falar em público para me tornar juíza?
Preciso ter facilidade para falar em público para me tornar juíza?
(Imagem: Thinkstock) Falar em público pode ser tarefa simples para uma pessoa extrovertida, mas também pode representar um grande obstáculo psicológico para quem não tem o hábito de se expressar em situações como essa. Mas e quando a característica faz parte do dia a dia da profissão escolhida? Essa é a dúvida da leitora Mariane […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.