Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Entenda o que faz o profissional de cada tipo de engenharia

Se você gosta de resolver problemas, a área de engenharia pode ser uma boa opção de carreira.

Por Lisandra Matias
Atualizado em 31 jul 2018, 17h56 - Publicado em 30 mar 2016, 19h10

Os engenheiros são os profissionais que transpõem os conhecimentos científicos dos laboratórios e pranchetas para o mundo real, transformando projetos e números em produtos e processos mais inteligentes.

Above view of four architects sitting at the table and discussing design project(imagem: istock)

Veja que quase tudo ao nosso redor tem a participação de um engenheiro: desde os alimentos que consumimos (engenheiro agrícola, de alimentos), o carro da família (engenheiro industrial, mecânico, de controle e automação, entre outros) e até a casa onde moramos (engenheiro civil, de materiais).

Mas qual das engenharias é a mais indicada para você?

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

São mais de 30 possibilidades – algumas que você, provavelmente, nem conhecia. Confira as principais atribuições de cada profissional e descubra qual delas combina mais com o seu perfil.

E não deixe de fazer o teste Que tipo de engenheiro você é?.

Engenharia O que faz o profissional
Acústica Desenvolve técnicas e equipamentos para manter num nível razoável o ruído de um ambiente. Cria softwares e produz equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros. Atua no controle e na fiscalização da emissão de ruídos e vibrações e emite laudos técnicos.
Aeronáutica Elaboração de projetos para a construção de aeronaves.
Agrícola Projeta e administra técnicas e equipamentos usados na produção agropecuária. Estuda e implementa métodos de armazenagem, constrói silos, armazéns, estufas e sistemas de irrigação e drenagem.
Ambiental Projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.
Biomédica Cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, tanto para diagnóstico quanto para tratamento.
Cartográfica e de Agrimensura Trabalha com a captação e a análise de dados geográficos e topográficos para a elaboração de mapas. Mede terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo da área.
Civil Projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens.
da Computação Projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que fazem a integração entre hardware e softwares.
da Mobilidade (ou Transporte) Cuida da construção, do monitoramento e da manutenção da infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária. Ocupa-se também da sinalização viária, da gestão e do planejamento do transporte urbano, visando à melhoria da fluidez do tráfego.
de Alimentos Atua na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados.
de Bioprocessos e Biotecnologia Conhece a química e a física relacionadas aos processos industriais que envolvem substâncias produzidas por seres vivos e aplica esses conhecimentos no processo de fabricação de bebidas, alimentos e biocombustíveis.
de Biossistemas Aplicação de tecnologias nos processos de produção agropecuária, visando a produtividade do agronegócio.  Esse engenheiro lida com produção animal e vegetal, automação, agricultura e zootecnia de precisão.
de Controle e Automação Projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais.
de Energia Planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte ou transmissão, distribuição e utilização de energia. Lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética brasileira – seja ela renovável, como hídrica, solar, eólica ou de biomassa, seja não renovável, obtida de petróleo, carvão, gás natural ou material radioativo, como o urânio.
de Inovação Domina os conhecimentos básicos da engenharia, em todos seus aspectos, o que lhe permite atuar nos diversos ramos e mercados de trabalho das engenharias – de elétrica a mecânica, de bioquímica a agrícola.
de Materiais Pesquisa novos materiais e novos usos industriais para os materiais já existentes. Pesquisa resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas. Aperfeiçoa suas propriedades e estabelece combinações que resultam em  produtos inéditos.
de Minas Trabalha na prospecção (busca de jazidas), lavra (extração de minérios), separação e concentração do material extraído. Estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo equipamentos e dimensionando os recursos humanos e materiais necessários.
de Pesca Atua com a cultura, a criação, a captura e a industrialização de organismos aquáticos. Aplica novos métodos e tecnologias na localização, captura, beneficiamento e conservação de peixes, crustáceos e moluscos. Na aquicultura, cuida da criação e da reprodução de organismos marinhos em fazendas aquáticas.
de Petróleo Combina as técnicas da engenharia com conhecimentos em geologia e mineração para descobrir e explorar poços e jazidas de petróleo e gás natural.
de Produção Gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia.
de Segurança no Trabalho Cria equipamentos e máquinas para zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho. Também elabora, administra e fiscaliza planos de prevenção de acidentes ambientais.
de Sistemas Desenvolve sistemas tecnológicos complexos – sistemas que fazem parte de outros sistemas e que envolvem grande quantidade de variáveis. Trabalha em empresas do setor tecnológico de alta complexidade – fabricantes de aviões, automóveis, navios e equipamentos de grande porte, como plataformas marítimas de petróleo e infraestrutura de telecomunicações.
de Software Desenvolve softwares e programas computacionais. Cria aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais e sistemas específicos, como para dados médicos e bancários.
de Telecomunicações Desenvolve e implanta redes de telecomunicações, como telefonia, internet, rádio e televisão. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão de sinais.
Elétrica Lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica. Trabalha em projetos de instalações elétricas e participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.
Eletrônica Projeta e desenvolve componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, empregados em automação industrial, sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade e eletrônica de consumo (aparelhos de rádio, TV e vídeo).
Física Aplica os conhecimentos da Física na pesquisa e no desenvolvimento de materiais e tecnologias. Cria e desenvolve dispositivos que utilizam raios laser em equipamentos médicos e biomédicos, por exemplo. Atua também nas indústrias química e petroquímica
Florestal Estuda e promove a exploração sustentável de recursos florestais. Seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características. Elabora e acompanha projetos de preservação ambiental.
Hídrica Cuida da exploração, do uso e da gestão dos recursos hídricos. Planeja e orienta a utilização das águas de bacias hidrográficas. Cuida da captação, do transporte, do emprego e do tratamento da água para atender a população e reduzir ou evitar eventuais danos ambientais.
Industrial Madeireira Gerencia o processo industrial de transformação da madeira, do seu corte e armazenamento à fabricação de produtos. Verifica se a madeira está dentro do padrão de qualidade exigido pela indústria.
Mecânica Desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.
Metalúrgica Trabalha na transformação de minérios em metais e ligas metálicas e na sua aplicação na indústria. Desenvolve e adapta esses metais para os mais diversos usos industriais, desde a confecção de chapas e vigas para a construção civil até a produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens de pouso de aviões.
Naval Projeta a estrutura, os motores e todos os demais componentes de qualquer tipo de embarcações – de pequenos barcos e lanchas a grandes navios cargueiros e de plataformas marítimas de petróleo.
Nuclear Trabalha em usinas que produzem eletricidade tendo como fonte elementos radioativos, como urânio. Projeta, constrói e opera reatores nucleares e desenvolve e dá manutenção a equipamentos de radiologia.
Química Cuida dos processos industriais que empregam transformações físico-químicas. Cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas e atua na sua utilização e transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.
Têxtil Trabalha em toda a cadeia produtiva da indústria têxtil, da fabricação e do tratamento de fibras, fios e tecidos à  confecção de vestuário. Projeta as instalações da indústria e os equipamentos da linha de produção em tecelagens e empresas de confecção.
Publicidade
Entenda o que faz o profissional de cada tipo de engenharia
Mundo do Trabalho
Entenda o que faz o profissional de cada tipo de engenharia
Se você gosta de resolver problemas, a área de engenharia pode ser uma boa opção de carreira.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.