Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Qual graduação devo cursar para estudar geopolítica e o desenvolvimento de sociedades?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h16 - Publicado em 6 out 2015, 16h43

O estudo das relações sociais é bastante diverso e envolve várias áreas do conhecimento, desde a História à Comunicação e às Artes. Por isso, o campo das ciências Humanas é um dos mais abrangentes e inclui diversos cursos superiores. O Luiz Feltrim, leitor que nos enviou a dúvida de hoje, gostaria de estudar mais a fundo a geopolítica e o desenvolvimento de sociedades, mas não sabe quais graduações abordam estes temas em seu currículo.

“Sempre tive muita dificuldade em decidir em uma carreira, tenho uma paixão muito grande pelo estudo da geopolítica e do desenvolvimento histórico das sociedades, porem não consegui me decidir entre um curso especifico, existe alguma forma de clarear minha decisão?”

Logo quando li a questão, pensei em dois cursos que poderiam debater assuntos relacionados à política e à sociedade ao longo da graduação: Geografia e Ciências Sociais. O primeiro é mais amplo e envolve as vertentes física, climática, ambiental, social, urbana, econômica, além da área chamada Geografia das Populações, que estuda como o homem se relaciona com o meio em que vive, o que inclui análise de indicadores demográficos e sociais. A avaliação das relações econômicas e diplomáticas mundiais também faz parte da grade curricular e é vista em geopolítica.

Já o campo das Ciências Sociais está dividido em três setores: Ciência Política, Antropologia e Sociologia. Em política, o cientista social estuda o comportamento político e das instituições de poder representativas na sociedade. Dessa forma, é possível entender melhor os caminhos pelos quais nos desenvolvemos historicamente. A Sociologia também é importante para essa compreensão: o campo investiga os sistemas de organização social e suas composições, mudanças e rupturas ao longo do tempo. Já a Antropologia reflete sobre as culturas humanas, suas características e alterações ao longo do tempo, a partir de bases biológicas e sociais.

Para ajudar o Luiz, conversei com a geógrafa e jornalista Sarah Oliveira Fernandes e com a estudante de Ciências Sociais, Aline Lourenço. Ambas têm formação pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH USP). Sarah lembra que muitos alunos, de fato, procuram o curso de Geografia para estudar desenvolvimento de populações e geopolítica, mas alerta que o currículo da graduação é muito mais amplo e pode envolver temas que não tratem, necessariamente, desses assuntos. Em Ciências Sociais, a formação da sociedade é bastante destrinchada, tanto pelo viés histórico, quanto no campo da atualidade, diz Aline. Ela alerta, porém, que a geopolítica é pouco vista na carreira e precisa ser complementada com disciplinas optativas ou com uma pós-graduação na área.

Blurred image of Hong Kong Central Business District, China, blurred motion, selective focus

(Imagem: Thinkstock)

Confira os depoimentos!

Continua após a publicidade

Sarah Fernandes, formada em Geografia pela FFLCH USP:

“Oi Luiz! Meu nome é Sarah eu sou jornalista e geógrafa de formação. Geopolítica é, sem dúvida, a cereja do bolo para muita gente que estuda Geografia, mas ela não necessariamente é o principal enfoque da graduação. O curso é muito amplo, com áreas muito diversas que dialogam entre si. Isso faz da Geografia uma ciência muito interessante, mas também muito complexa e cada universidade tem uma linha ou um enfoque mais específico, que pode ser mais para geografia humana, geografia física, cartografia ou educação. Vale a pena prestar atenção nisso antes de escolher a faculdade.

Eu estudei na USP e lá a grade é bem variada. Os dois primeiros anos são matérias obrigatórias, em que você vê um pouquinho de tudo que compõe a Geografia. Depois disso você começa a escolher as disciplinas de acordo com a sua área de interesse. Geopolítica é uma matéria única e obrigatória, mas existem outras disciplinas que dialogam com ela, como geografia econômica, geografia social e o grupo das geografias regionais, que estudam separadamente cada continente e cada região do Brasil.

Você se interessa também sobre o desenvolvimento histórico das sociedades, certo?! Bom, há uma área de estudos chamada Geografia das Populações, que pode ser bastante interessante – principalmente se pensarmos que a Geografia estuda a interação do homem com o meio. Porém, é preciso ficar atento pois muitas vezes esse não é o enfoque principal do curso. Há ainda a opção de ir para a área mais ligada a geografia física, onde se acaba estudando temáticas mais relacionadas a constituição de paisagens e os fenômenos que nela interferem.

Uma coisa muito interessante que pouca gente sabe é que o campo de trabalho para geógrafos está crescendo bastante. Eu fiz Geografia como uma complementação para o jornalismo e nunca trabalhei na área, mas na conversa com amigos percebo que existem muitas opções: uma parte do pessoal vai para a sala de aula, ser professor do ensino fundamental ou médio, em escolas públicas ou particulares; muita gente aposta na carreira acadêmica e investe em um mestrado e doutorado, com várias oportunidades de bolsas; existe um mercado bacana também na produção editorial de livros didáticos; e muitos dos formados vão trabalhar com geoprocessamento ou com consultorias ambientais, uma área bem interessante, que tem estado aquecida.

Espero ter ajudado. Boa sorte!”

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Aline Lourenço, estudante de Ciências Sociais na FFLCH USP:

“Oi, Luiz! Tudo bem? Na área de Ciências Sociais, que é o que eu estudo, trabalhamos com três grandes frentes: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Pelo que percebi, os estudos em Sociologia e Ciência Política se encaixariam bem nos seus interesses. O curso exige leituras de grandes autores da área, e somos estimulados o tempo todo a desnaturalizar o mundo ao nosso redor e ampliar a capacidade de abstração. Para um sociólogo, nada é natural, nada é dado, tudo (ou quase tudo) é reflexo de construções sociais.

A Sociologia estuda o homem em sociedade, e na faculdade você terá a chance de analisar desde civilizações tribais até organizações humanas na era globalizada. Já na Ciência Política você terá embasamento na teoria clássica da política que permite que você consiga pensar a atualidade. Dentro do curso, há possibilidade de aprimorar seus conhecimentos em disciplinas optativas especificamente sobre geopolítica.

No entanto, seria interessante pensar em uma extensão ou pós-graduação, pois a geopolítica não é o foco do curso. Ele está mais centrado no estudo da política dentro de um país, e não na relação entre diferentes nações.

O mercado de trabalho em Ciências Sociais está em constante ampliação. Além de, recentemente, ter se tornado disciplina obrigatória no ensino médio, o que aumenta demanda por professores, existe a área de pesquisa na área acadêmica, em universidades ou instituições. Também há bastante espaço para trabalhar em políticas públicas e projetos sociais do governo, além de institutos de pesquisa de opinião pública, como o IBGE. Outro campo que vem se ampliando é o trabalho do cientista social no meio privado, tanto com pesquisas de tendências de mercado, além de gestão de projetos sociais dentro de empresas particulares que invistam na área. Recentemente, vem aumentando a preocupação das grandes empresas com o impacto que causam na sociedade, e isso tem favorecido a atuação do cientista social no meio.”

Publicidade
Qual graduação devo cursar para estudar geopolítica e o desenvolvimento de sociedades?
Qual graduação devo cursar para estudar geopolítica e o desenvolvimento de sociedades?
O estudo das relações sociais é bastante diverso e envolve várias áreas do conhecimento, desde a História à Comunicação e às Artes. Por isso, o campo das ciências Humanas é um dos mais abrangentes e inclui diversos cursos superiores. O Luiz Feltrim, leitor que nos enviou a dúvida de hoje, gostaria de estudar mais a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.