Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Vale a pena seguir a carreira de professor de inglês?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h45 - Publicado em 23 Maio 2014, 17h55

Com o aumento de interessados em cursos de inglês, é natural que também cresça o interesse de pessoas em se tornar professores nessa área. Essa semana resolvemos juntar em um só post três dúvidas de estudantes sobre a carreira.

– Saiba mais sobre o bacharelado e licenciatura em Letras 

Para respondê-las, contamos com a ajuda da professora Lizika Goldchleger, gerente-executiva da Faculdade Cultura Inglesa.  Ela explica que professores com formação sólida, boa didática e conhecimentos profundos da língua inglesa são bem valorizados atualmente.

Lizika tem bacharelado e licenciatura em Língua e Literatura Inglesa. Começou sua carreira dando aulas para crianças e, depois de dez anos, ingressou no departamento acadêmico da Cultura Inglesa, como coordenações de cursos. Hoje está à frente do ensino superior de Licenciatura em Letras – Inglês, oferecido pela instituição.

Veja abaixo as dúvidas dos leitores. Será que você já se perguntou alguma delas?

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Eu gostaria de saber como estão as oportunidades de emprego e o salário para pessoa com formação em Letras – Inglês”. (Giovana Gabrielle)

Lizika Goldchleger: Giovana,  existe uma grande procura pelo bom professor de inglês. Se você se formar no curso de Licenciatura em Letras- Inglês  pode lecionar em escolas da Educação Infantil e Básica, escolas bilíngues, cursinhos pré-vestibulares e escolas de idiomas.  Nessas instituições, há ainda a possibilidade de ocupar cargos como coordenador pedagógico e diretor.  Se concluir um curso de pós-gradução, estará habilitado a ser professor em faculdades e universidades. Também há oportunidades de trabalho em editoras, instituições de aplicação de exames internacionais,  empresas de tradução, legendagem e eventos. Devido à ampla gama de possibilidades de trabalho fica difícil falar sobre faixas salariais para os formados nesta área.

“Acabei de concluir o Ensino Médio e ainda estou com dúvidas sobre qual profissão seguir, mas estou pendendo para o lado de Letras. Mas mesmo assim tenho receio de não me dar bem na profissão e que as oportunidades sejam poucas – pois não quero ser professora – gostaria de trabalhar com algo em que eu possa usar o inglês. Será que essa área é favorável (principalmente se moro numa cidade do interior de SP)?” (Karen Poltronieri)

Lizika Goldchleger: Karen, o curso de Licenciatura em Letras – Inglês permite ao formado ir além da sala de aula. Você pode trabalhar em empresas ou entidades que preparam ou aplicam exames internacionais como os exames da Universidade de Cambridge, TOEFL, TOEIC, ILEC, IELTS, etc. Ainda nessa área, pode redigir exames para concursos públicos em geral ou vestibulares. Outras opções profissionais são atuar em editoras (como revisora e editora), empresas de legendagem de filmes e  de tradução (como tradutora de livros, artigos de jornais e revistas). Empresas especializadas em serviços de intérpretes também são empregadores em potencial. Enfim, como você vê, são várias as oportunidades para quem opta por esse curso, mas não quer lecionar.

“Eu gosto muito de inglês, e gostaria de trabalhar com esse idioma que gosto muito, já pensei em ser tradutora e intérprete, mas eu quero ser professora e o curso certo pra isso seria Letras, mas parece que só existe letra-português e inglês e não só letras-inglês. E terei que aprender literatura também, mas eu não gosto muito de literatura. Qual seria a solução?” (Gabriele Alonso)

Lizika Goldchleger: Na verdade, Gabriele, um professor dos Ensinos Fundamental e Médio conhece pouco de literatura, exceto o profissional que se especializa na área. O curso superior capacita o professor a ser um bom generalista. Como tal, ele deve conhecer a literatura de uma maneira geral, sem se aprofundar na literatura. Para ser um docente de língua inglesa, não é preciso ter uma formação em português e inglês.  Há ainda faculdades que formam o professor apenas em língua inglesa.

Ao estudar para ser professor de língua inglesa da Educação Básica, o  aluno adquire conhecimentos em disciplinas didáticas e de Psicologia da Educação. Para melhor desempenhar a profissão no futuro, existem outras disciplinas importantes como o Desenvolvimento do Uso da Língua Inglesa, a Análise Crítica da Educação Brasileira, a Formação do Docente Reflexivo, a Linguagem num mundo globalizado e outras.

______________

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

Publicidade
Vale a pena seguir a carreira de professor de inglês?
Vale a pena seguir a carreira de professor de inglês?
Com o aumento de interessados em cursos de inglês, é natural que também cresça o interesse de pessoas em se tornar professores nessa área. Essa semana resolvemos juntar em um só post três dúvidas de estudantes sobre a carreira. – Saiba mais sobre o bacharelado e licenciatura em Letras  Para respondê-las, contamos com a ajuda […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.