Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Correção redação do vestibular da Fuvest 2012

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 16h03 - Publicado em 13 ago 2012, 22h36

A dissertação “O paradoxo da participação política no mundo globalizado”, feita para o vestibular 2012 da Fuvest, é um excelente exemplo de redação esperada no vestibular. Isso porque o texto apresenta ótimos desempenhos em aspectos que, de uma maneira ou de outra (com algumas mínimas variações a depender da instituição de ensino), fazem parte da grade de correção de qualquer grande avaliação vestibular. Dentre esses itens de avaliação, destacam-se:

Para ler a redação, clique na imagem

– Confira o tema da redação do vestibular 2012 da Fuvest

Adequação ao TEMA proposto

A dissertação reflete uma boa e precisa compreensão do recorte (pergunta temática) dentro do vasto tema (política). O autor do texto em questão optou por “responder” ao questionamento temático – PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: INDISPENSÁVEL ou SUPERADA? – lançando mão da segunda possibilidade: para o vestibulando-autor, a participação política encontra-se superada, no sentido de apagada, esquecida no atual cenário – o mundo globalizado.

O autor define essa situação como um paradoxo, já que essa superação da política (do pensamento político, do agir político; da efetividade da política enfim) não combina com o intenso fluxo de informações ao qual se tem acesso, através das ferramentas internáuticas, no mundo de hoje. Esse paradoxo existe, porque a negação da política vai de encontro ao poder de comunicação interpessoal que a internet oferece e que, teoricamente, poderia favorecer um ambiente – global – politicamente muito instigante, efetivo, ativo, produtivo.[

– Como escrever uma boa redação no Enem? Confira aqui

Continua após a publicidade

– Veja todos os temas de redação que já foram cobrados no Enem

Título

A escolha do título “O paradoxo da participação política no mundo globalizado” é mais um dos vários pontos positivos deste texto. Além de se tratar de um item obrigatório (era uma das instruções presentes na proposta de redação), o autor fez bem em escolher uma frase titular que aborda – concisa e qualitativamente – o principal objeto de reflexão do seu texto.

Continua após a publicidade

GÊNERO DISSERTATIVO

O texto apresenta elementos tipicamente dissertativos, uma vez que  a argumentação desenvolve e embasa, com eficiência, a ideia lançada no primeiro parágrafo. A conclusão, como esperado em uma dissertação, retoma as ideias trabalhadas ao longo do texto visando à ratificação da resposta à “pergunta temática”. Confira a seguir a “trajetória argumentativa” que pode ser destacada da dissertação em análise.

1º parágrafo: o autor define “paradoxo político” como a constatação de que, apesar de vivermos em meio/época que nos propicia o acesso – fácil, na maioria das vezes – à informação, não fazemos disso um instrumento para que sejamos indivíduos políticos, no sentido genuíno do termo. Desconsideramos as informações de que dispomos e – simples, fácil e comodamente – delegamos decisões (que deveriam ser nossas) a instituições avessas à democracia; instituições díspares, portanto, da política. Somos cada vez menos sociais, cada vez menos pensamos no coletivo e, portanto, não agimos politicamente, valorizando, cada vez mais, o âmbito individual.

Continua após a publicidade

2º parágrafo: “conectado” ao parágrafo introdutório, o autor se dedica a explicar melhor a ideia inicial de que temos muito acesso à informação: ele trata da facilidade da troca de informações através da internet, através das redes sociais que dela fazem parte, por exemplo. Ele ressalta a força de união de ideias em comum; da força, portanto, da possibilidade de ações efetivamente políticas para concretizar essas ideias. Para tal, o autor dá exemplos de grupos minoritários, defensores de causas de menores expressões, mas que – com a internet e com a difusão e união de ideias em comum – tem o poder transformador de chamar a atenção para a causa.

3º parágrafo: com a utilização de um adequado elemento coesivo de oposição, o autor disserta acerca do que foi lembrado no parágrafo anterior dizendo se tratar de uma situação de exceção, já que as ferramentas da internet são utilizadas em prol – única e exclusivamente – do indivíduo; já que, que no mundo de hoje, a internet acaba sendo utilizada de uma forma extremamente alienadora. Para fundamentar, o autor lembra que a maior utilização da rede se dá em áreas relativas a sexo, a cultura pop, a consumo de mercadorias e de serviços. Continua o seu desenvolvimento argumentativo apontando que o indivíduo assim procede por ser totalmente influenciado pelas leis mercadológicas, pelas leis do consumo e, fundamenta isso ao indicar que cerca da metade da arrecadação é utilizada em pagamento de dívida bancária.

Último parágrafo: o vestibulando conclui sua tese retomando o que introduziu e o que desenvolveu nos dois parágrafos argumentativos; assim, a conclusão é feita voltando-se à definição de “paradoxo” que consta, inclusive, no seu título dissertativo. Ou seja, o autor encerra sua apresentação dissertativa ratificando que o acesso à informação não está propiciando – como deveria, como seria natural – uma maior participação política. As linhas finais apontam para o fato de que essa “realidade apolítica” ainda pode mudar, já que há cenário para isso e que, portanto, basta haver um estopim. O encerramento definitivo do texto dissertativo lembra que a primavera árabe pode ser o indício de que essa transformação pode se dar e de que pode estar apenas começando.

Continua após a publicidade

LEITURA DA COLETÂNEA

Outro ponto que faz da dissertação um excelente exemplo de produção textual diz respeito ao fato de o texto refletir uma excelente leitura da coletânea. Para desenvolver sua opinião acerca do tema proposto, o autor se apropria de ideias contidas nos textos. “Apropriar-se”, neste caso específico de uma produção redacional para o vestibular, significa utilizar – com reflexão própria, com contribuição autoral – o que na prova estava disponibilizado.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

E é isso que o autor faz: não há uma simples cópia ou uma pobre paráfrase de informações. Diferente disto, o que vestibulando faz é se apropriar da ideia de “idiota” (texto 2) relacionando-a à principal utilidade que os indivíduos dão às redes sociais: a busca por assuntos de interesse pessoal, individual. Do quarto texto, o autor retira a ideia de que a política, hoje em dia, funciona a partir das leis do mercado financeiro e do consumo; e da tira de Laerte, o texto 5, vem a ideia de que somos todos ignorantes quando o assunto é política. Os acréscimos autorais feitos são enriquecedores à argumentação; dentre as contribuições, destaca-se, por exemplo, a referência à primavera árabe ao final da dissertação.

Utilização da norma PADRÃO da língua portuguesa

Além de ser uma exigência da própria prova, a boa utilização da linguagem normativa confere ao texto a organização e a clareza necessárias, fundamentais, para a boa expressão das ideias. Quanto ao aspecto dissertativo especificamente, o uso de adequados elementos coesivos dão ao texto o encadeamento argumentativo exigido, atribuindo à dissertação uma fluida progressão argumentativa.

* Texto feito pela professora Lilica: Liliane Negrão Pinto – professora de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante – Campinas/SP

Publicidade
Correção redação do vestibular da Fuvest 2012
Correção redação do vestibular da Fuvest 2012
A dissertação “O paradoxo da participação política no mundo globalizado”, feita para o vestibular 2012 da Fuvest, é um excelente exemplo de redação esperada no vestibular. Isso porque o texto apresenta ótimos desempenhos em aspectos que, de uma maneira ou de outra (com algumas mínimas variações a depender da instituição de ensino), fazem parte da […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.