Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Nova proposta de redação: Bajulação – Virtude ou defeito?

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 16h03 - Publicado em 13 set 2012, 21h43

Se você mandou redações para serem corrigidas pelo GUIA, não pense que nos esquecemos: em breve vamos publicar a avaliação de algumas delas.

Mas, enquanto isso não acontece, escolhemos o novo tema da semana para você treinar. Desta vez, ele apareceu no vestibular 2012/1 da Unesp. Leia o texto abaixo (clique nele para ampliar) e siga as instruções:

PROPOSIÇÃO

Bajular, lisonjear, adular, puxar saco são atitudes consideradas, muitas vezes, defeitos de caráter ou deslizes de natureza ética; são, também, condenadas pelas próprias religiões, como vícios ou “pecados”. As ficções literárias, teatrais e cinematográficas estão repletas de tipos bajuladores, lisonjeadores, aduladores, puxa-sacos, quase sempre sob o viés do ridículo e do desvio de caráter. Modernamente, porém, pelo menos em parte, essa condenação à bajulação e à lisonja tem sido atenuada, e até mesmo justificada por alguns como parte do marketing pessoal, ou como estratégia para atingir metas, dado o fato de que, como se informa no próprio artigo acima apresentado, até o elogio mais insincero pode encontrar eco na mente e no coração do elogiado. Na passagem do conto de Machado de Assis, apresentada nesta prova, Clemente Soares acabou atingindo seus objetivos por meio da bajulação, e a personagem Fagundes, de Laerte, parece viver sempre feliz em sua atividade preferencial de bajular.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Reflita sobre o conteúdo dos três textos mencionados e elabore uma redação de gênero dissertativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

A bajulação: virtude ou defeito?

O seu texto deve ter até 2.500 caracteres (contando os espaços) e você pode enviá-lo até segunda-feira, dia 17 de setembro, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

Importante: nem todas as redações serão corrigidas, mas não fique chateado. Lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?

Publicidade
Nova proposta de redação: Bajulação – Virtude ou defeito?
Nova proposta de redação: Bajulação – Virtude ou defeito?
Se você mandou redações para serem corrigidas pelo GUIA, não pense que nos esquecemos: em breve vamos publicar a avaliação de algumas delas. Mas, enquanto isso não acontece, escolhemos o novo tema da semana para você treinar. Desta vez, ele apareceu no vestibular 2012/1 da Unesp. Leia o texto abaixo (clique nele para ampliar) e […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.