Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Nova proposta de redação: Quem quer ser um cientista?

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 16h02 - Publicado em 11 out 2012, 23h22

Chegou a hora de você exercitar não apenas a escrita de uma redação, mas também a leitura de gráficos. O tema desta semana foi tirado do vestibular 2012 da Unicamp. Atente para o formato pedido: você deve escrever em forma de um comentário em um fórum da internet.

Leia as instruções:

Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino Médio para discutir o que leva uma pessoa a investir na profissão de cientista. Um dos participantes do fórum, que se autonomeia Estudante Paulista, postou o gráfico reproduzido abaixo e escreveu o seguinte comentário:


(Clique para ampliar)

Continua após a publicidade

Você decide, então, participar da discussão, postando um comentário sobre a mesma pesquisa, em resposta à pessoa que assina como Estudante Paulista. No comentário, você deverá:

  • fazer uma análise do gráfico, sugerindo o que pode ser concluído a partir dos resultados da pesquisa;
  • posicionar-se frente à opinião do Estudante Paulista, levando em conta a análise que você fez do gráfico.

Respostas de estudantes de vários países à pergunta “Gostaria de ser cientista?”, apresentadas em escala de 1 a 4. Quanto maior o número, maior a quantidade de respostas positivas. Em destaque, os índices dos municípios brasileiros de Tangará da Serra (MT) e São Caetano do Sul (SP). (Adaptado de Ciência Hoje, n. 282, vol. 47, jun. 2011, p. 59.)

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

O seu texto deve ter até 2.500 caracteres (contando os espaços) e você pode enviá-lo até terça-feira, dia 16 de outubro, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

Importante: nem todas as redações serão corrigidas, mas não fique chateado. Lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?

Publicidade
Nova proposta de redação: Quem quer ser um cientista?
Nova proposta de redação: Quem quer ser um cientista?
Chegou a hora de você exercitar não apenas a escrita de uma redação, mas também a leitura de gráficos. O tema desta semana foi tirado do vestibular 2012 da Unicamp. Atente para o formato pedido: você deve escrever em forma de um comentário em um fórum da internet. Leia as instruções: Imagine que, ao navegar […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.