Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Comentário da redação “Sorria, você está sendo filmado” – proposta do vestibular 2010 da UFRN

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h59 - Publicado em 23 jan 2013, 17h01

A redação

Câmeras: Amigas ou Inimigas?

Hoje em dia, estamos sempre rodeados por câmeras em todos os lugares. Vivemos em um reality show em que nós mesmos somos os participantes. E em volta disso surgem diversas polêmicas em relação à invasão de privacidade. Se por um lado, algumas câmeras visam à segurança da população, por outro criam verdadeiros escândalos, envolvendo a exposição de pessoas e causando constrangimento na internet, como no caso recente da garota Karina Veiga, que teve imagens de seus momentos íntimos com o ex-namorado expostos nas redes sociais, e acabou virando motivo de chacota.

No meu ponto de vista, toda essa ‘’invasão de privacidade’’ é totalmente a meu favor. Sinto-me seguro quando vejo que estou sendo filmado. Meu armário da escola fica em frente a uma câmera, e nunca sofreu nem um dano. Não posso dizer o mesmo dos armários que ficam fora do alcance da câmera. A coordenadoria da minha escola já foi furtada uma vez, e adivinhem, não havia câmeras no local.

Em relação às pessoas que acabam tendo suas intimidades expostas na internet, em minha opinião, isso se deve à falta de precaução, e não a falta de privacidade. Se um indivíduo não quer ter sua imagem exposta, então deve evitar com que isto aconteça, e se exibir diante de uma câmera, como no caso de Karina Veiga, não colabora em nada para impedir futuros transtornos.

Continua após a publicidade

O fato é que somos nós mesmos que escolhemos se as câmeras são nossas amigas ou nossas inimigas. Para um meliante, as câmeras de segurança são suas inimigas, para o cidadão de bem, amigas. Para Karina Veiga, as câmeras se tornaram inimigas, agora, para quem se utilizou da situação para criar um novo meme na internet, são amigas.

A análise

O tema proposto pela UFRN, sobre a questão do uso de câmeras em diversos lugares pelos quais usualmente transitamos em nosso dia-a-dia, traz a possibilidade de diversas reflexões como a segurança, a privacidade e até mesmo a ideia de reality show. A redação escolhida tentou abordar duas faces do uso de câmeras: a “amiga” e a “inimiga”. O aluno talvez quisesse expor e discutir o uso pertinente e o uso abusivo das câmeras. Contudo, ele apenas trabalhou com ideias e conceitos superficiais que não trazem um devido e aprofundado desenvolvimento ao longo do texto.

Continua após a publicidade

No desenvolvimento das ideias e dos argumentos, faltou estabelecer e delimitar qual ambiente e contexto ele opinaria sobre o tema. A polêmica da privacidade, a qual trata no texto, não existe somente nos polos: segurança e exposição de atos e pessoas em ambientes privados. O aluno não soube separar e aprofundar esses dois diferentes usos de câmeras. A privacidade pode ser discutida no âmbito da segurança também: a sociedade se tornou tão cheia de desconfiança e violência que é capaz de abrir mão de sua privacidade para obter um mínimo de segurança através das câmeras.

Ao tratar do episódio de Karina Veiga, o aluno foge completamente do foco reflexivo, pois a câmera foi envolvida na história com intuito diferente das câmeras de elevadores, portarias de prédios, bancos, supermercados e diversos lugares que sugere a proposta. Essa outra abordagem, no entanto, poderia ser feita se bem utilizada e relacionada com o tema e com o que o aluno se propõe a discutir – o que não acontece.

Além da problemática reflexiva do texto, pode-se apontar a pouca elaboração do episódio utilizado pelo aluno para ilustrar a segurança que câmeras podem proporcionar. Em um artigo a ser publicado em jornal não é proibido o uso de “no meu ponto de vista”, entretanto essa estrutura frasal demonstra pouco domínio da língua portuguesa e da elaboração de tópicos e discussões. O texto todo já é um ponto de vista, ou seja, é estritamente desnecessário e redundante o uso dessa expressão.

Por fim, marcado por desconexão de conceitos e ideias e por parágrafos sem articulação e atrelamento, o texto conclui com uma ideia muito restrita e provinda do senso comum de que câmeras são amigas de cidadãos de bem e inimigas de “meliantes”. O tema da redação é bem simples, mas que requer cuidado e lógica na hora de formar argumentos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O aluno autor do texto em questão precisa trabalhar mais o desenvolvimento e a conexão de suas ideias, de seus argumentos e de suas reflexões, caso contrário os textos continuarão superficiais e confusos.

Publicidade
Comentário da redação “Sorria, você está sendo filmado” – proposta do vestibular 2010 da UFRN
Comentário da redação “Sorria, você está sendo filmado” – proposta do vestibular 2010 da UFRN
A redação Câmeras: Amigas ou Inimigas? Hoje em dia, estamos sempre rodeados por câmeras em todos os lugares. Vivemos em um reality show em que nós mesmos somos os participantes. E em volta disso surgem diversas polêmicas em relação à invasão de privacidade. Se por um lado, algumas câmeras visam à segurança da população, por outro criam verdadeiros […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.