Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Novo tema para redação – Consumismo

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h58 - Publicado em 14 fev 2013, 15h06

O blog “Redação para Enem e vestibular” voltou para ajudar você a treinar para o vestibular. Toda semana, publicaremos aqui um tema para redação tirado de algum processo seletivo importante, seguido das instruções. Quando terminar seu texto, você poderá enviá-lo para nós, no e-mail redacaoguia@gmail.com, e ele poderá ser corrigido e comentado por um de nossos professores.

Começaremos o ano com o tema da Fuvest 2013. Veja o texto de apoio e as instruções:

Esta é a reprodução (aqui, sem as marcas normais dos anunciantes, que foram substituídas por X) de um anúncio publicitário real, colhido em uma revista publicada no ano de 2012.

Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação entre imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.

Continua após a publicidade

Redija uma dissertação em prosa, na qual você interprete e discuta a mensagem contida nesse anúncio, considerando os aspectos mencionados no parágrafo anterior e, se quiser, também outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto.

 

Instruções:

A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Escreva, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas.

Dê um título à sua redação.

 

Você pode enviar seu texto até terça-feira, dia 19 de fevereiro, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.

Importante: nem todas as redações serão corrigidas, mas lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?

Publicidade
Novo tema para redação – Consumismo
Novo tema para redação – Consumismo
O blog “Redação para Enem e vestibular” voltou para ajudar você a treinar para o vestibular. Toda semana, publicaremos aqui um tema para redação tirado de algum processo seletivo importante, seguido das instruções. Quando terminar seu texto, você poderá enviá-lo para nós, no e-mail redacaoguia@gmail.com, e ele poderá ser corrigido e comentado por um de […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.