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Análise da redação do vestibular 2013 da UFSC: Fontes de Energia no Brasil

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h49 - Publicado em 21 out 2013, 19h39

Com base na proposta de redação extraída do vestibular 2013 da UFSC, o estudante deveria escrever um texto dissertativo sobre as alternativas para a geração de energia elétrica no Brasil do século XXI.

Confira abaixo a íntegra do texto escolhido:

Brasil, rico em fontes de energias limpas

A maior fonte de energia elétrica do Brasil provém das usinas hidrelétricas, 75%. Estima-se que o potencial hidráulico do Brasil seja da ordem de 260 GW – segundo dados do Atlas de Energia Elétrica do Brasil, Aneel, 2008. Isso devido às grandes reservas de água doce que nosso país, e um relevo favorável, pois maior parte do território nacional encontra-se num relevo de planalto, o que facilita na geração da energia devido à força da água.

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Mas também temos um grande potencial para utilizarmos recursos naturais e energias renováveis, como a eólica e a solar. O Brasil é favorecido em termos de ventos, caracterizam-se por uma presença duas vezes maior do que à média mundial, e somos privilegiados em termos de radiação solar. Mas mesmo com todas essas vantagens, ainda produzimos energia térmica através da queima de carvão, ou através das usinas nucleares de angra I e II. E, ainda, importamos uma parcela considerável de energia. Sabemos que estes tipos de energias são prejudiciais ao meio ambiente e contribuem para o aquecimento global, ou até em acidentes catastróficos, no caso das usinas nucleares. Assim como já ocorridos no mundo, como exemplos o acidente de Chernobyl e recentemente no Japão, na usina de Fukushima. 

Devemos pensar no futuro, deixarmos de lado o consumo destas energias prejudiciais ao planeta, e sim, cobrarmos investimentos das autoridades competentes no uso de energia renovável. Os dados comprovam que o Brasil pode ser uma grande potencia no uso dessas energias. Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro de 2010, temos um potencial de geração de energia eólica de 143,5 mil MW. Isto é apenas um exemplo quão amplo é nosso potencial para gerarmos energias limpas e renováveis.

Usina hidrelétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná

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Confira abaixo a análise da da professora de redação da Oficina do Estudante, Ednir Barboza:

A proposta de redação sugere um texto dissertativo expositivo. Deve versar sobre as alternativas para geração de energia elétrica no Brasil, a partir do gráfico apresentado. É lógico que o aluno terá que trazer informações próprias, uma vez que a coletânea é bem restrita.

Uma opção de escrita seria, primeiramente, uma apresentação do gráfico, ponderando todas as informações ali colocadas. Depois, incluiria outros dados e uma análise final sobre alternativas de outras fontes menos exploradas atualmente. Caberia, ainda, uma ponderação crítica sobre as vantagens e desvantagens dessas alternativas apresentadas.

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Vejamos, agora, o texto do aluno.

Vamos por partes.  O trecho inicial do 1º parágrafo fala de energia hidráulica – aponta a porcentagem que representa no Brasil – e traz uma informação (potencial  hidráulico), entretanto não aproveita este dado para fazer uma análise. Temos muito/pouco/suficiente? É viável utilizar mais? Portanto, a informação que ele trouxe, como coletânea externa, não foi bem aproveitada.

No trecho seguinte, ele aborda outras fontes, mas, também aqui, não faz uso correto da informação. Quanto representam, percentualmente, essas outras fontes energéticas? Isso o texto não menciona, e deveria! Portanto, mais uma vez, o texto traz informações que não contribuem com a dissertação expositiva.

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No segundo parágrafo, a aluno fala das fontes energéticas prejudiciais ao meio ambiente que, por isso, deveriam ser abolidas. No final do segundo e do último parágrafo, ele aponta o potencial energético do Brasil, e conclama as autoridades a investirem em energias limpas.

O texto, embora  trate do tema, não o faz de modo adequado. As informações ficam soltas , sem a devida conexão entre si  que levariam a uma análise de alternativas para fontes de energia no Brasil, como sugerido na proposta.

Além desse problema na manipulação das informações, o texto apresenta alguns deslizes de linguagem. Veja a primeira frase: a porcentagem aparece solta no final. O correto seria escrever:Setenta e cinco por cento da fonte de energia no Brasil provém das usinas hidrelétricas”.

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Na sequência, há outro trecho confuso: “Isso devido às grandes reservas de água doce que nosso país, e um relevo favorável, pois maior parte do território nacional encontra-se num relevo de planalto, o que facilita na geração da energia devido à força da água.” O correto seria: Isso devido às grandes reservas de água doce que nosso país possui, além do relevo de planalto favorável à geração de energia pelas quedas de água.

Mais um trecho do mesmo parágrafo:  “O Brasil é favorecido em termos de ventos, caracterizam-se por uma presença duas vezes maior do que à média mundial, e somos privilegiados em termos de radiação solar.” Seria mais claro dizer:  O Brasil é favorecido em  ventos cuja presença é  duas vezes maior do que a média mundial; além disso, somos privilegiados em radiação solar.

O segundo parágrafo inicia-se com uma expressão inadequada a textos deste tipo: “Mas mesmo com…”. Melhor seria: “Mesmo com todas…” ou “ Apesar de todas…”

O trecho: “Devemos pensar no futuro, deixarmos de lado o consumo destas energias prejudiciais ao planeta, e sim, cobrarmos investimentos das autoridades competentes no uso de energia renovável.”  Precisaria ser menos pessoal e ter um viés mais objetivo, como: “É imprescindível olhar para o futuro, deixando de lado essas energias prejudiciais. Urge que as autoridades competentes busquem energias renováveis. O Brasil é pródigo nessas fontes naturais.”

Avaliação final: Observe que o texto traz informações úteis e interessantes para o desenvolvimento da proposta. Poderia ter sido um bom texto se um projeto de texto tivesse precedido a escrita. Faltou habilidade em explorar a língua a serviço da exposição das ideias.

 

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