Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise da redação para a proposta do vestibular 2014 da UFSC

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h48 - Publicado em 5 mar 2014, 22h24

Com base na proposta de redação extraída do vestibular 2014 da UFSC, o estudante deveria escrever um texto relatando de que forma um ou mais perfis femininos representados nos excertos desafiam o comportamento masculino na atualidade.

redacao2

Leia a íntegra do texto escolhido:

Foi-se o tempo em que a mulher era tratada segundo os conceitos predefinidos de que deveria zelar por uma reputação de “moça pura”, livre de qualquer desejo carnal, emoções ou sentimentos que pudessem por em contestação sua “dignidade”; atender a seu marido e filhos incondicionalmente; assim como zelar por seu lar e seus dotes femininos.

Como disse Simone de Beauvoir, a mulher torna-se mulher, e com o tempo foi percebendo o seu verdadeiro papel, independente de qualquer aprovação masculina. A partir dessa consciência, já aparentes na personagem Helena, de Machado de Assis; Macabea, de Clarisse Lispector; Gabriela, de Jorge Amado; e tantas outras figuras literárias ou reais, a mulher, então chamada de sexo frágil, colocou em cheque a “ditadura masculina”.

Atualmente as mulheres entendem que podem – e devem – fazer o mesmo que os homens, sem qualquer – ou equivalente – julgamento. Personalidades corajosas e cientes de si vêm desafiando todas as “regras” machistas e ultrapassadas – mas que insistem em continuar “vigorando”-, o que traz um novo confronto na sociedade.

Trabalhar fora, estudar, assumir o comando de empresas – e por que não do próprio lar?!- , ser independente psico e financeiramente, assumir sua autoestima, entre outras inúmeras atitudes, cada vez mais femininas, vem exigindo um novo comportamento do homem, não só com relação a aceitação dessa realidade, como de esforço dos mesmos, para que não sejam eles os fragilizados da historia.

Continua após a publicidade

Confira abaixo a análise da professora de redação da Oficina do Estudante, Ednir Barboza:

1. Falta uma ligação entre os 2 primeiros parágrafos. O primeiro trata de listar como a mulher não precisa mais ser. No segundo, há exemplos literários de como ela deve se tornar. Mas não há nenhuma ligação formal entre as duas ideias. (exemplo, um prova disso, aparece em textos de Simone de Beauvoir…)

2. O terceiro parágrafo, aborda a mulher contemporânea- como pode e deve ser- ou seja, igual ao homem. Será que isso é o que almeja a mulher atual? Não há análise sobre esse aspecto, nem um esclarecimento do que seja : “ -fazer o mesmo que os homens, … “

3. No 4º parágrafo, há uma lista de como a mulher deve ser, e uma afirmação : “…vem exigindo um novo comportamento do homem…”. Não aparece, porém, qual seja esse novo comportamento.

Análise do texto como um todo:

Não há unidade na forma de discutir o tema. Cada parágrafo aborda um aspecto do assunto, sem que haja ligação entre eles ou aprofundamento da ideia central, como requer um texto argumentativo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

As ideias estão soltas no texto, ou seja, não aparecem as análises de cada afirmação dada. A dissertação requer dados, fatos e análises; estas últimas constituem a argurmntação, propriamente dita- essencial nesse tipo de texto.

Não há problemas de linguagem, embora faltem os conectores que fariam a interligação do texto. Se a proposta se refere ao comportamento masculino na atualidade, o texto fugiu do tema, pois ateve-se apenas a elencar atitudes femininas, sem preocupar-se com os desafio que isso pode ou deve provocar no sexo masculino.

Texto abaixo da média: de zero a 10 – nota 4,0.

 

Fique ligado: toda semana tem tema novo de redação no blog!

Publicidade
Análise da redação para a proposta do vestibular 2014 da UFSC
Análise da redação para a proposta do vestibular 2014 da UFSC
Com base na proposta de redação extraída do vestibular 2014 da UFSC, o estudante deveria escrever um texto relatando de que forma um ou mais perfis femininos representados nos excertos desafiam o comportamento masculino na atualidade. Leia a íntegra do texto escolhido: Foi-se o tempo em que a mulher era tratada segundo os conceitos predefinidos de que deveria zelar por […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.