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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação para a proposta: “EaD e democratização do ensino superior”

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h34 - Publicado em 4 Maio 2015, 19h56

O vestibular de ensino a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pediu para os candidatos dissertarem sobre “EaD e a democratização do ensino superior”. Leia a proposta na íntegra aqui.

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Leia a seguir o texto escolhido:

O mundo num todo, passa por uma fase de novas tecnologias que facilitam a vida coletiva cada vez mais. Coisas que há um tempo era-se necessário sair de casa, hoje são possíveis fazer em um pequeno aparelho em qualquer lugar. Com toda essa revolução nas tecnologias as pessoas estão cada vez mais acomodadas e pedem por tecnologia para estudar.

O EaD, é um meio alternativo para se conseguir um diploma. Uma ideia não completamente aceita, mas interessa muitos que na maioria das vezes, querem conciliar trabalho, afazeres domésticos, filhos e estudo. Com o aumento da tecnologia também na área da educação, as pessoas estão escolhendo  estudar no conforto de sua própria casa.

Quando se  estuda  em casa,  ao ter uma dúvida, não há real necessidade do professor, quando se tem um computador e pode-se pesquisar o que for preciso.  Isso é fundamental, pois em uma sala de aula, muitas das vezes o professor está também atendendo a outros alunos, resultando em falta de tempo para explicar a dúvida de cada um.

Com o ensino a distância, o aluno pode montar o seu próprio horário, decidindo que horas  o mesmo vai estar disponível  para pegar seu notebook e estudar, diferentemente de uma faculdade na qual é preciso a presença todos os dias, precisando sair do conforto de casa, muitas vezes, pegando ônibus e chegando cansado em casa, após um longo  dia.

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O que podemos dizer é que o mundo hoje é rápido, prático e exige cada vez mais comodidade. Entre estudar em casa, ou em uma escola, em alguns anos a ideia de estudar na sua própria casa será muito mais aceita, e a taxa de matricula de muitas faculdades e colégios vai despencar.  Apesar de tudo isso,  não importa onde o aluno estude, seja em casa, ou em uma faculdade, ou por conta própria, quem tem interesse, sempre vai conseguir o que quer.

Comentários da professora de redação do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Ednir Barbosa: 

ANÁLISE DA PROPOSTA

A proposta de redação sugere que o aluno escreva um artigo de opinião a respeito da validade da educação a distância. Para isso, supõe-se que o aluno tenha conhecimento ou familiaridade com esse sistema de ensino. Como o artigo de opinião é um gênero argumentativo é de se esperar que ele tenha uma opinião formada e que vá discutir, debater ou concordar com as indagações da Profa. Marta Pernambuco. A estrutura do texto é a mesma da dissertação argumentativa. Uma introdução sobre a educação a distância e, em seguida, a exposição do ponto de vista sobre a sua validade ou não. Os parágrafos seguintes devem dar conta de justificar com ideias, dados e exemplos a tese enunciada no início do texto. A conclusão deve retomar a opinião exposta e arrematar sucintamente o que se tinha proposto defender.

Por ser um artigo de opinião, o aluno poderia simular ser um professor (por isso, familiarizado com o tema); um estudante (que vive essa experiência EaD); ou algum profissional da área educacional.

ANÁLISE DO TEXTO DO ALUNO 

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O autor da redação perdeu-se, um pouco, na exposição de suas ideias. Primeiramente, pareceu não entender muito bem as características de um curso EaD. Também não apresentou claramente seu ponto de vista a respeito e, consequentemente, a argumentação se tornou frágil, sem sustentação. Há problemas,  ainda,  na estrutura do texto. Os parágrafos não se completam e há períodos confusos, sem finalização da ideia iniciada.

Façamos uma análise parágrafo por parágrafo:

1º parágrafo:

Há várias ideias incompletas nesse parágrafo:

1) o mundo num todo   o que significa?;

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2) novas tecnologias facilitam a vida coletiva – explicar quais tecnologias e o que é vida coletiva;

3) Coisas que há um tempo era-se necessário sair de casa, – que coisas? Além disso, a frase está incompleta.

4) Com toda essa revolução nas tecnologias  qual revolução? Esclarecer; pedem tecnologia para estudar  qual o significado da expressão?

Portanto: o primeiro parágrafo não esclarece que assunto se vai discutir nem expressa o ponto de vista (tese) do articulista, elemento fundamental nesse tipo de texto.

2º parágrafo:

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Este segundo parágrafo se refere ao tema proposto e deveria ser o parágrafo inicial, desde que o aluno explicasse o que é EaD. É preciso entender que nem todos os leitores estão familiarizados com a abreviatura. Depois de explicitada, poder-se-ia usar a sigla EaD. Além disso, ainda nesse parágrafo, deveria aparecer o ponto de vista do autor, a respeito do tema: ele considera ou não o EaD uma alternativa viável para o estudo universitário no Brasil?

3º parágrafo:

O terceiro parágrafo deveria iniciar a argumentação a favor do estudo à distância, pois infere-se que essa é a postura do autor do artigo. Entretanto, não é isso que acontece. As explicações dadas não justificam a alternativa EaD como válida, uma vez que se percebe que o aluno não entendeu muito bem como funciona um curso à distância. Este não prescinde a atuação do professor. Pelo contrário, por trás da máquina, há um professor  que preparou as aulas e as transmite à distância para os alunos. O curso não exige a presença do aluno, mas requer estudo, dedicação e realização de exercícios por parte dele, que , em casos de dúvida, tem, sim a quem recorrer. Não é o computador que lhe resolverá as dúvidas, mas uma equipe que preparou a matéria e tem condições de auxiliar o aluno em seus estudos, à distância,  inclusive para monitorar o tempo que ele dispende estudando, diante de um computador.

4º parágrafo:

Este parágrafo apresenta justificativas para o estudo à distância: autonomia na escolha do horário; conforto de estudar sem precisar sair de casa, sem  enfrentar trânsito. Mas não aborda um problema que, com certeza, vai surgir: é preciso muita disciplina para estudar sozinho, sem a presença física do professor e da escola. E o cansaço, certamente, é um ingrediente presente na vida de um estudante à distância, pois ele deve trabalhar ou exercer outras atividades para ter escolhido este tipo de ensino.

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5º parágrafo:

Antes do parágrafo final, deveria ter ficado claro por que o EaD seria uma alternativa para o ensino universitário no Brasil. O autor preocupou-se apenas com a comodidade e conforto do aluno, mas não abordou a possível eficácia desse tipo de ensino.

O último parágrafo deve apresentar a conclusão a que se chegou depois de analisar e discutir o tema. Mas não é isso que aparece aqui. Embora o autor tenha esboçado sua conclusão: o mundo moderno exige comodidade e estudar em casa pode ser uma boa alternativa, como o trabalho em casa (home office) que muitas empresas estão adotando, o texto está bastante confuso, impedindo uma boa interpretação da opinião do articulista. Há, inclusive, deslizes gramaticais que comprometem a compreensão do texto. É preciso reestruturar o período, reafirmando sua posição de como o EaD poderia ser  uma boa alternativa para o ensino universitário no Brasil.

NOTA: 5,0 ( escala de zero a dez)

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Análise de redação para a proposta: “EaD e democratização do ensino superior”
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