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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação para a proposta: “Redução da maioridade penal”

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h21 - Publicado em 11 jun 2015, 19h17

O vestibular  da segunda etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) de 2013 da Universidade Federal de Lavras (UFLA) pediu para os candidatos dissertarem sobre “redução da maioridade penal”. Leia a proposta na íntegra aqui.

Leia a seguir o texto escolhido:

Diminuir a maior idade penal é retroceder

A solução imposta pela sociedade brasileira ao aumento dos crimes cometidos por jovens menores de 18 anos é a redução da maior idade penal. Contudo, sujeitar “crianças” a um sistema carcerário superlotado e onde não existe preocupação com a ressocialização do detento não é a melhor saída.

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Diminuir a maior idade penal é retroceder, pois deixamos de pensar na causa e passamos a condenar o efeito, que é causado, principalmente, pela falta de investimentos na educação, esporte, lazer e cultura para os jovens, direitos básicos que deveriam ser assegurados pelo Estado, nas zonas de baixa renda, de onde saem à maioria dos menores infratores.

Cabe ressaltar, que nos presídios, lugar para onde os jovens iram se aprovado o novo projeto de lei, além de a maioria estarem operando com o dobro de suas capacidades, segundo dados da DPN (Departamento Penitenciário Nacional), cerca de 70% dos detentos são reincidentes, ou seja, por não haver a preocupação com a ressocialização desses, os mesmos acabam voltando para a vida criminal.

No entanto, contrariar a diminuição da maior idade penal, não é favorecer a impunidade, e sim, exigir soluções como o investimento, em maior escala, nas entidades de detenção socioeducativas, nas escolas técnicas de tempo integral e aumentar a punição para os crimes hediondos cometidos por estes. Assim mantém o adolescente mais tempo na escola, e puni o que insistir em cometer crimes.

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prisao

Comentários da professora de redação do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Ednir Barbosa:

Análise da proposta:

A proposta pede um artigo de opinião dirigido a estudantes universitários sobre o tema:redução da maioridade penal. O texto será publicado num blog.
O artigo de opinião é um texto que alguém opta por escrever porque quer manifestar seu ponto de vista a respeito de um assunto que o interessa ou que lhe é afim. Por isso é um texto opinativo em que o autor procura convencer o leitor a pensar como ele.

Como nesta proposta há um interlocutor marcado – que são os universitários – e tem um local por meio do qual será divulgado, esses 2 itens devem aparecer em algum ponto do texto. O blog pode ser do próprio autor ou então ele se manifesta, discutindo sua ideia em algum blog que esteja divulgando e discutindo a maioridade penal.

Poderia ser algo como: “Como este blog é bastante visitado por universitários, é a eles que me dirijo para discutir um tema da maior relevância: a redução da maioridade penal.” Poderia, ainda, particularizar dirigindo-se a universitários do curso de direito, uma vez que se trata de um assunto também concernente às leis.

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É importante, ainda, observar que a aluno tem três tarefas bem específicas a realizar, para atender a proposta, ou seja: contextualizar o tema, discutir posições e manifestar explicitamente seu posicionamento.

Análise da redação do aluno:

O texto, como um todo é bom, e discute o tema, embora alguns deslizes tenham sido cometidos. É bom o texto, na medida em que expõe o ponto de vista do articulista apoiado na argumentação. Entretanto, não há nenhuma marca de que é um blog e não há referência ao interlocutor. Também, não se consegue depreender quem é o autor do texto e o motivo por que ele expressa sua opinião publicamente. Isso tudo pode comprometer a nota do aluno ou até, em correções mais rigorosas, zerar a redação.

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No mais, vejamos:

A tese do autor diz que reduzir simplesmente a idade para punição dos menores não é a saída para a solução do problema do aumento a criminalidade entre os adolescentes. A defesa da tese se fixa em dois argumentos: que as prisões são locais inadequados para ressocialização de qualquer detento, muito mais do jovem adolescente; e que se deve atacar as causas do problema e não somente as consequências.

No último parágrafo, ele apresenta um contra argumento, defendendo que não reduzir a maioridade penal não significa não punir: é necessário aparelhar melhor as casas de educação destinadas a infratores menores de idade e instituir escolas profissionalizantes com tempo integral. Entretanto, há uma incoerência na última frase: deve-se aumentar a punição aos praticantes de crimes hediondos. Esses praticantes não são os mesmos jovens a quem faltam escolas, esporte, lazer, cultura e a quem foram negados os direitos básicos? Para ser coerente, deveria ter estendido mais essa parte da argumentação final.

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É um texto bem escrito, vocabulário adequado, estruturas gramaticais corretas. Pena não ter sido feita nenhuma referência ao blog e aos destinatários. Na verdade é um texto para um público genérico e a proposta pedia um encaminhamento mais específico.

Sugestão ao aluno: ler atentamente a proposta e atender as exigências ali colocadas.

Nota: 8,0 (numa escala de 0 a 10)

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Análise de redação para a proposta: “Redução da maioridade penal”
Análise de redação para a proposta: “Redução da maioridade penal”
O vestibular  da segunda etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) de 2013 da Universidade Federal de Lavras (UFLA) pediu para os candidatos dissertarem sobre “redução da maioridade penal”. Leia a proposta na íntegra aqui. Leia a seguir o texto escolhido: Diminuir a maior idade penal é retroceder A solução imposta pela sociedade brasileira ao […]

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