Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Exemplo de redação nota 1000 – Inclusão digital: uma meta do Brasil contemporâneo

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 24 fev 2017, 15h08 - Publicado em 22 jun 2016, 00h21

Como dissemos em um post anterior, a parceria do Guia do Estudante com a plataforma Imaginie envolve não só a correção gratuita de 50 a 250 redações dos leitores por semana, mas também a publicação de algumas dessas redações comentadas pelos corretores. Veja a primeira delas:

inclusao digital 2

Inclusão digital: uma meta do Brasil contemporâneo
Elaborada para a proposta publicada na semana passada e disponível aqui

Em um cenário globalizado, as tecnologias da informação ganham cada vez mais prestígio e sua utilização está presente em vários segmentos sociais, integrando inclusive programas educacionais. Com o notável advento e modernização dos meios de comunicação, a tendência é uma progressiva inclusão digital, iniciada nos países desenvolvidos, e que está se disseminando para os países emergentes e subdesenvolvidos gradualmente. A inclusão digital é uma das metas a serem alcançadas no cenário brasileiro atualmente, e que possui um papel imprescindível no desenvolvimento da nação.

No aspecto de acesso às tecnologias e à internet, o Brasil apresenta um cenário heterogêneo, com regiões onde o índice de inclusão é extremamente elevado, contrastando com a deplorável situação de cidades que não apresentam sequer saneamento básico e fornecimento de energia elétrica. Nesse contexto, a inclusão digital de forma coesa no país é dificultada, sobretudo, pela falta de investimento em programas que solidifiquem a base da sociedade. Sem uma base sólida, como saúde e educação bem estruturadas, a implementação de novas tecnologias, que demandam maior nível de investimento, ficam mais defasadas.

Apesar de todos os aspectos supracitados, a nação está em 72º no ranking global de taxa de acesso às tecnologias da informação, segundo o índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular. Esse fato corrobora o fato de que há acesso às tecnologias da informação e à inclusão social, mesmo não sendo uma posição desejável para países de potencial econômico como o Brasil. Com o aumento da integração das tecnologias, as projeções futuras apontam para uma crescente digitalização da sociedade, que acarreta diretamente a integração digital da população.

Continua após a publicidade

Portanto, é imprescindível que a atenção seja voltada para o setor de telecomunicações pelas esferas governamentais, para que haja a plena inclusão digital e a difusão dos meios tecnológicos entre a população. Para isso, é inadmissível a persistências das condições atuais de saúde e educação. É de extrema importância também a integração entre as diversas partes do país, que apresenta dimensões continentais. Com isso, o desenvolvimento econômico não será voltado exclusivamente para o sudeste e para o sul, atraindo investimentos nas áreas menos populosas. E como consequência, o Brasil terá grandes chances de subir muitas posições no ranking, desenvolver sua economia e melhorar as condições de vida de seus cidadãos.

Comentários dos corretores:

Este é um exemplo de uma redação que seguiu bem os critérios cobrados no Enem. O estudante compreendeu bem a proposta de redação e soube escolher bons argumentos. O texto é bem estruturado e escrito de forma coesa e coerente.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante demonstrou ter domínio da norma culta e não cometeu nenhum erro grave.

Competência II – Compreender a Proposta: Compreendeu bem a proposta e em nenhum momento fugiu ao tema proposto ou do gênero dissertativo-argumentativo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Ele soube construir bem os argumentos para defesa de seu ponto de vista, falou da dificuldade da inclusão digital no Brasil e que, além disso, o país apresenta outros problemas graves de infraestrutura que precisam ser sanados.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Na construção da redação o estudante usa bem os conectivos, seu texto é coeso e as ideias são bem estruturadas, de fácil entendimento.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Por último, a proposta de intervenção, o aluno propôs melhorias possíveis de serem realizadas e que respeitaram os direitos humanos.

Fique de olho no blog. Toda segunda tem um tema novo para você treinar e as 250 pessoas que se cadastrarem primeiro terão sua redação corrigida gratuitamente. O tema desta semana está disponível aqui.

Se tiver dúvidas na hora de elaborar sua redação, veja algumas dicas aqui.

Publicidade
Exemplo de redação nota 1000 – Inclusão digital: uma meta do Brasil contemporâneo
Exemplo de redação nota 1000 – Inclusão digital: uma meta do Brasil contemporâneo
Como dissemos em um post anterior, a parceria do Guia do Estudante com a plataforma Imaginie envolve não só a correção gratuita de 50 a 250 redações dos leitores por semana, mas também a publicação de algumas dessas redações comentadas pelos corretores. Veja a primeira delas: Inclusão digital: uma meta do Brasil contemporâneo Elaborada para a proposta publicada na […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.