Veja como evitar 4 erros comuns na sua redação
Confira exemplos reais tirados de redações enviadas por estudantes
A correção da prova do Enem tem como base a avaliação de cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão do tema proposto; capacidade de selecionar, organizar, relacionar e interpretar fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção do texto e elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. O gênero cobrado é o dissertativo-argumentativo e sua estrutura exige pelo menos três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Alguns erros, como fuga ao tema ou ao gênero, cópia de textos motivadores, textos com menos de sete linhas e desrespeito aos direitos humanos na elaboração da proposta de intervenção, podem zerar a redação. Mas outros erros comuns, como o uso inadequado de conjunções, pontuação, acentuação e concordância, podem tirar pontos que irão fazer falta na sua nota final.
Veja quatro deles, com exemplos reais tirados de redações enviadas por estudantes para a proposta que publicamos na semana passada:
Erro 1: Não usar vírgula antes de conjunções adversativas
Exemplo: “O acesso a informações é algo comum porém não para algumas regiões do país.”
O certo seria: “O acesso a informações é algo comum, porém não para algumas regiões do país.”
A vírgula deve ser usada antes das conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e também das conclusivas (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então).
Mas atenção: o uso da vírgula antes da conjunção “mas” será facultativo se essa palavra tiver valor aditivo, como na expressão “mas também”. Por exemplo, você pode escrever “Não só as roupas mas também os livros estão muito caros ultimamente” ou “Não só as roupas, mas também os livros estão muito caros ultimamente”. Nesse caso, as duas formas estão corretas.
Erro 2: Não usar as conjunções adequadamente
Exemplo: “Ter um computador e porém não saber utilizá-lo pode não ser de grande valia.”
“Porém” é uma conjunção adversativa, que dá ideia de oposição. Ela foi usada indevidamente na frase, pois a ideia não é de oposição, e sim de adição.
Erro 3: Não diferenciar as palavras “tem” e “têm”
Exemplo: “Dessa forma, esses programas tem sido usados por muitos como instrumento de trabalho, estudo.”
Como o sujeito está no plural, o “tem” deve ser acentuado. Ele tem, eles têm.
Erro 4: Confusão no uso de cujo/cuja.
Exemplo: “Estados com baixo índice de desenvolvimento humano, cuja a renda per capita também é baixa...”
Esse é um erro recorrente e o aluno deve ficar atento para não cometer. Depois de cujo ou cuja não há artigo. O correto seria “cuja renda per capita”.
>> Veja outras explicações sobre erros comuns no blog Dúvidas de Português!
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