Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

5 formas de melhorar sua letra para a redação do vestibular

Dicas e exercícios de caligrafia

Por Paulo Montoia
Atualizado em 1 mar 2019, 16h12 - Publicado em 19 jul 2016, 21h48

dificil de entender

Sua letra é apenas razoável e podia ser melhor? Ou é garrancho puro? Quando publicamos um post sobre desastres de escrita em provas de redação, muito leitores nos pediram ajuda para melhorar a letra. Afinal, uma escrita indecifrável pode prejudicar sua nota no vestibular.

Há grande número de dicas disponíveis por aí, mas triamos e separamos as que nos pareceram as melhores. Tenha em mente que, assim como a preparação para o vestibular exige que façamos regularmente exercícios de matemática, de biologia, de química etc., também pode ser necessário fazer exercícios para a caligrafia, que é a sua ferramenta para a redação e as provas dissertativas. Além disso, uma caligrafia melhor acompanhará você por toda a vida, e não apenas nas provas. Lembre-se de que não é proibido escrever com letras de forma, se for o seu caso.

1 – Selecione sua ferramenta e adeque o espaço

Vale a pena experimentar diferentes tipos de canetas para descobrir a que produz o melhor resultado para a sua letra (não é apenas a que você mais gosta, ok?). Algumas deslizam mais facilmente, produzem registro mais fino ou mais espesso, têm pegada melhor ou pior etc. Se no seu caso o melhor é lápis, vá de lápis mesmo: aprimore a caligrafia antes, volte para a caneta depois. O local em que vai escrever é muito importante: precisa ter espaço adequado para apoiar os braços, e também para o papel: tendo acertado a posição do braço e da mão, o melhor não é descer a mão para cada linha abaixo, porque você entorta o punho: é melhor deslizar a folha para cima!

Continua após a publicidade

2 Escreva no ar, na vertical

Isso mesmo: vamos escrever no ar. Ao substituir o suporte horizontal – a mesa – pelo vertical, esse exercício ataca de frente três aspectos importantes:

– Ensina você a perceber que a mão não escreve sozinha: o ombro e o braço conduzem a mão em cada movimento! São os movimentos que você precisa aperfeiçoar para melhorar sua caligrafia;

– Solta a sua letra quando ela é amarrada, presa, principalmente para quem segura a caneta com muita força;

Continua após a publicidade

– Ajuda você a identificar problemas nas “laçadas” (as passagens de uma letra para a letra seguinte).

Preferencialmente em pé, com o braço de escrita levemente flexionado, escreva no ar palavras e frases com letras bem grandes. Ao fazer isso, observe o movimento de seu ombro e do braço. A intenção é que você perceba e incorpore a existência deles no ato de escrever, e diminua a pressão que faz mentalmente, e fisicamente, sobre a sua mão. Fique atento especialmente às junções das letras (as laçadas) ou em letras que você considera feias ou não muito bonitas. Tente mudar a forma de escrever suas “letras-problema” e suas laçadas imperfeitas.

Avise a seus pais que você não está louco. Explique que é apenas “Mal de Enem”!

giphy esganando a canetaSegurar a caneta com muita força dificulta escrever!

Continua após a publicidade

3  Aperfeiçoe

Nas práticas seguintes, vá diminuindo o tamanho das letras que você escreve no ar, observando os mesmos aspectos. Se preferir, escreva em uma lousa, seguindo as mesmas diretrizes.

4 Busque o domínio de movimentos e formas

No ato da escrita, segure a caneta ou o lápis levemente e procure fazer os traços percebendo que deve conduzir com o braço os movimentos da mão. Procure não forçar a caneta sobre o papel como quem quer assassiná-lo! Em um caderno pautado, faça traços verticais sequencialmente enchendo as linhas pautadas: na vertical em alguns blocos, inclinados para um lado e para o outro em outras séries. Tente manter a retidão dos traços e a distâncias entre eles. Faça o mesmo com sequências de círculos (como molas) para ganhar domínio do movimento. Esses exercícios ajudam a domar os traços retos e curvos que formam as letras. Alguns sites sugerem que você, além disso, comece a escrever já as letras no papel em tamanho maior, e ir diminuindo até o tamanho usual da sua letra.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

SetimaPratique traços retos e circulares para melhorar a forma das suas letras e os espaçamentos

5 Treino divertido com pangramas

Pangramas são frases curtas utilizando todas as letras de uma língua. Algumas são bastante doidas, como você verá aqui. Ao praticar com pangramas a pessoa treina todas as letras ao mesmo tempo. A mais famosa é em inglês (The quick brown fox jumps over the lazy dog – a rápida raposa marrom pula sobre o cachorro preguiçoso). Com a entrada em vigor da Reforma Ortográfica, começaram a ser criados pangramas incluindo o “k” e o “y”. Também há outros com a cedilha e todos os acentos. Mas você também pode praticar com qualquer texto, principalmente fazendo dissertações como as das propostas que oferecemos semanalmente aqui neste blog do site do Guia do Estudante.

Pangramas para praticar

Imagem nona00019

Blitz prende ex-vesgo com cheque fajuto. (33 letras)

Um pequeno jabuti xereta viu dez cegonhas felizes. (42 letras)

Zebras caolhas de Java querem passar fax para moças gigantes de New York. (60 letras)

Gazeta publica hoje no jornal uma breve nota de faxina na quermesse. (56 letras)

Principal fonte: Wikihow

Publicidade
5 formas de melhorar sua letra para a redação do vestibular
5 formas de melhorar sua letra para a redação do vestibular
Dicas e exercícios de caligrafia

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.