Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise de redação: Rio 2016 – O legado olímpico

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h06 - Publicado em 26 jul 2016, 20h32

Com base na proposta da semana passada (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Rio 2016: O legado olímpico”. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Olimpíadas Rio
Imagem: Getty Images

Grandes eventos esportivos, como as Olímpiadas, sempre atraíram grande atenção do público. Em 2016, o Brasil foi escolhido para representá-la. No entanto, a luxuosidade do evento se contrasta com as precárias condições sociais passadas pelos cidadãos e o crescente desgaste ambiental, provocando protestos das mais diversas camadas sociais.

Nas últimas semanas, a dívida acumulada levou o Rio de Janeiro a decretar estado de calamidade pública. No entanto, vultosas quantidades de dinheiro foram destinadas para os Jogos Olímpicos, tornando o evento desse ano como um dos mais caros na história. Isso ocasiona menor investimento público em setores essenciais à vida social, como o da saúde, educação e segurança, afetando principalmente a comunidade carente, que não possui recursos para atendimentos eficazes em redes privadas.

Diante disso, grande parte da população se mostra revoltosa. Vê-se, principalmente em redes sociais, reuniões entre grupos populacionais que têm como objetivo apagar a tocha, à medida que ela percorre o país, que dialoga com a recente manifestação de policiais ocasionada pela falta de pagamento e de estrutura, destaque nos grandes jornais internacionais. Essas medidas têm por objetivo chamar a atenção da mídia para os problemas socioeconômicos por que passa a atual população brasileira.

Essa indignação também afeta grandes esportistas internacionais, vista na recente recusa de virem ao Brasil em razão da precária situação ambiental passada pela cidade sede, sobretudo revelada na poluição marinha. Esse problema, provocado pelo despreparo estadual na gestão de recursos, agravar-se-á devido à grande quantidade de resíduos provenientes de pessoas atraídas pelos jogos, podendo provocar problemas irreversíveis ao ecossistema marinho.

Continua após a publicidade

Diante disso, é necessário entender que o país tem outros desafios a vencer, como a baixa escolaridade média, a falta de creches e a grande crise político-financeira que atinge a todos os habitantes. A vinda das Olímpiadas apenas resultará no repasse de verbas para a manutenção e funcionamento do evento e na dissimulação da real situação brasileira pela massa informacional.

Quer ver a análise da sua redação publicada no blog na semana que vem? Então desenvolva o texto com base na proposta desta semana, Educação inclusiva, até domingo (31). Atenção: não serão corrigidas redações com outros temas!

Análise da proposta:

A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema Rio 2016: O legado olímpico. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista.

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o candidato deve contextualizar o tema abordado e já assumir um ponto de vista. No desenvolvimento, apresentar os argumentos. O candidato precisa ficar atento para não copiar os textos motivadores na hora da argumentação, e se utilizar citações, é necessário usar aspas e identificar o autor. Como o objetivo é convencer quem está lendo, espera-se do candidato um bom embasamento e capacidade de persuasão. Além disso, a construção do texto precisa ser coesa e coerente, respeitando uma ordem lógica. Ao concluir, é necessário apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que seja possível de ser realizada.

Fuga ao tema, desrespeito aos direitos humanos e descumprimento do gênero dissertativo-argumentativo podem anular a redação do Enem. Não cometa esse erro!

>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação

Continua após a publicidade

Análise da redação do aluno:

O estudante deve ficar atento e não deixar de elaborar a proposta de intervenção. É importante também que ele revise as características do gênero argumentativo para saber o que escrever em cada parte e os elementos de coerência e coesão para estruturar e organizar bem o texto.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu alguns desvios ortográficos que devem ser evitados.

Exemplo: “Isso ocasiona menor investimento público em setores essenciais à vida social, (1) como o da saúde, educação e segurança, (2) afetando principalmente a comunidade carente, que não possui recursos para atendimentos eficazes em redes privadas.”

(1) Sempre que destacar, enumerar um elemento ou sequência, usa-se os dois pontos, vírgula ou travessão.

(2) O verbo no gerúndio é para expressar ação simultânea, não ação sequencial. O modo verbal que prevalece no discurso é o presente do indicativo e o pretérito, para relacionar fatos do argumento. Não deixe de estudar as características do gênero argumentativo.

Continua após a publicidade

Exemplo: “Diante disso, grande parte da população (3) se mostra revoltosa.”

(3) O correto é: mostra-se. É importante estudar as regras de colocação pronominal: ênclise, próclise e mesóclise.

Exemplo: “Essa indignação também afeta grandes esportistas internacionais, vista na recente recusa de virem ao (4) Brasil em razão da precária situação ambiental passada pela cidade sede, sobretudo revelada na poluição marinha.”

(4) Sempre que um período for composto por coordenação ou subordinação usamos a vírgula entre as orações ou conjunção se for o caso. Para identificar a oração, localize o verbo ou a locução verbal, pois formam o núcleo da oração.

Exemplo: “Esse problema, provocado pelo despreparo estadual na gestão de recursos, agravar-se-á devido à grande quantidade de resíduos provenientes (5) de pessoas atraídas pelos jogos, podendo provocar problemas irreversíveis ao ecossistema marinho.”

Continua após a publicidade

(5) “[…] que serão atraídas […]” Quando a ação é hipotética, usa-se o modo verbal no subjuntivo.

Competência II – Compreender a proposta: O parágrafo de introdução é uma breve apresentação sobre o tema. É importante fazer a contextualização, usando um fato histórico, citação de autoridade de conhecimento. Mas também é importante expor o ponto de vista, a tese que será defendida ao longo do texto deve ficar explícita na introdução.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

Exemplo: “Nas últimas semanas, a dívida acumulada levou o Rio de Janeiro a decretar estado de calamidade pública. No entanto, vultosas quantidades de dinheiro foram destinadas para os Jogos Olímpicos, tornando o evento desse ano como um dos mais caros na história.”

– Sempre que defender o ponto de vista na argumentação procure citar exemplos de fatos concretos, dados estatísticos, retirados de fontes sérias que validem o argumento. Como a prova do Enem cobra temas da atualidade é muito importante que você leia jornais, revistas ou sites de notícias. Isso irá te ajudar muito na hora da construção de seus argumentos. Deve-se evitar argumentos óbvios, desgastados. Também é necessário trazer uma provocação ao debate.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Para evitar repetição de ideias, palavras. Sempre que precisar retomar ou antecipar uma palavra, ideia dentro do argumento, recorra a um elemento de coesão (pronomes, conjunções, pronomes, advérbios etc). Esses conectivos têm por função evitar repetições que comprometem a qualidade do texto. Veja nossa dica sobre coesão e coerência.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

O parágrafo de conclusão é para apresentar uma solução para o problema abordado nos argumentos anteriores. Como mudar essa situação? Quem e como poderá mudar? Quem será o público-alvo dessa intervenção? Ao responder a essas questões, você estará apresentando a solução efetiva para o problema. Não deixe de apresentar uma proposta de intervenção e lembre-se: sua proposta precisa respeitar os direitos humanos.

Nota: 720

Já viu a nova proposta de redação da semana? Acesse aqui para ver o tema: Educação inclusiva. Você pode enviar seu texto até domingo (31).

Publicidade
Análise de redação: Rio 2016 – O legado olímpico
Análise de redação: Rio 2016 – O legado olímpico
Com base na proposta da semana passada (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Rio 2016: O legado olímpico”. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie. Imagem: Getty Images Grandes eventos esportivos, como as Olímpiadas, sempre atraíram grande […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.