Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Universidade nos EUA é famosa por pedir redações com temas bizarros; veja alguns

Por Paulo Montoia
Atualizado em 24 fev 2017, 15h04 - Publicado em 5 set 2016, 21h22

A Universidade de Chicago (UC) tornou-se famosa nos Estados Unidos pelos estranhos temas de redação que coloca no seu vestibular. E quem os inventa são os próprios alunos: todos os anos, a universidade envia e-mails à comunidade estudantil pedindo sugestões e então escolhe as melhores.

Assim, a prova de redação é uma espécie de trote prévio dos que já passaram para os que querem entrar. Embora a instituição sofra chacotas por causa disso, ela explica na apresentação da prova 2016/2017 em seu site: “Nós achamos que o tema é uma oportunidade aos estudantes de nos falar a respeito deles, seus gostos e suas ambições. Eles podem abordar o tema com absoluta seriedade ou de forma fantasiosa – ou algo entre essas duas possibilidades”.

A UC tem diferentes formas de acesso, e uma delas é a Common Application (exame conjunto), uma espécie de Enem para 700 faculdades do país. Mas a universidade mantém prova própria de redação, sem cobrar um tipo textual específico. A prova procura avaliar a qualidade de escrita e a criatividade, e sugere quase sempre que o candidato tente se divertir um pouco.

Divirta-se agora você também, com alguns temas de diferentes anos. O vestibulando deve sempre escolher apenas um dos temas propostos para redigir. As opções entram aqui da forma como foram colocadas na prova, ou seja, não há coletânea de apoio para a redação. (Veja como a prova de dissertação do Enem parece mais  fácil!)

Continua após a publicidade

Vestibular 2013/2014
Opção 1

Afinal, onde está Wally de fato?

Opção 2
Encontre X.

Vestibular 2014-15
Opção 1

O que há de tão estranho nos números ímpares?

Continua após a publicidade
Collage of house numbers odd numbers from 1 to 23

O que é que há de estranho nesses números, gente????                           Imagem: iStock

Opção 2
Em francês não existem palavras distintas para “conscious” (consciente) e “consciusness” (consciente de alguma coisa). Em japonês, há uma palavra específica para se referir aos pauzinhos de madeira divisíveis para comer nos restaurantes [waribashi, diferentes dos usados em casa, hashi]. A palavra alemã “fremdschämen” inclui o sentimento que você tem quando está envergonhado por outra pessoa e não por você mesmo. Esses termos necessitam ser explicados, a fim de comunicarmos corretamente o seu significado, e são, em graus variados, intraduzíveis. Escolha uma palavra, diga o que significa e, em seguida, explique por que ela não pode (ou não deve) ser traduzida da sua língua e sentido originais.

Opção 3
Porquinhos, galinhas francesas e uma família de ursos.
Ratos cegos, mosqueteiros, as Parcas [da mitologia grega].
As partículas de um átomo, as leis do pensamento, orientações para uma composição.
Omne trium perfectum (Um trio completo)?
Crie o seu próprio grupo de três coisas, e explique porque e como elas se encaixam.

Continua após a publicidade

Opção 4
Se pH expressasse uma personalidade, qual seria o seu pH e por quê? (Sinta-se livre para ser ácido na resposta! Não seja neutro, isso nesta prova é básico!)

Opção 5
Uma instalação de néon do artista Jeppe Hein no Charles M. Harper Centro da Universidade de Chicago nos pergunta: “Por que você está aqui e não em outro lugar?” (Potencialmente existem muitos “aqui” possíveis, mas já sabemos que você está “aqui” para tentar ingressar na Universidade de Chicago; portanto, escolha qualquer outro “aqui” e não esse).

Veja também: temas surpreendentes de provas recentes!

Continua após a publicidade

Vestibular 2016/2017
Opção 1

O que é uma praça, e você pode realmente voltar para lá?
(Esta é bem difícil porque a palavra square, em inglês, tem uns 20 sentidos possíveis além desse ou do primeiro, que é quadrado).

Opção 2

Seraut

Tarde de domingo na ilha de Grande Jatte, Georges-Pierre Seurat, 1884-1886              Acervo Instituto de Artes de Chicago

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Uma vez, o renomado físico Werner Heisenberg disse: “Há um erro fundamental em separar as partes de um todo, o erro de atomizar algo que não deve ser atomizado. Unidade e complementaridade constituem a realidade.” Quer se trate do pontilhismo de Georges Seurat na tela “Tarde de  domingo na ilha de Grande Jatte”, dos jogadores do Chicago Bulls na temporada 1995-96, ou da física quântica, ou de qualquer outro campo de sua escolha, quando podemos separar as partes de um todo e quando não podemos separar?

Opção 3
A bola está com você, damos um centavo pelo que está pensando. Mas é para dizer, não é para se dispersar. Contanto que você não vá com sede demais ao pote, ou fique aparando arestas, escrever esta redação deverá ser mamão com açúcar, ok? Crie um idioma pessoal, próprio, e diga-nos a sua origem e, você sabe, queremos a coisa completa.
PS: Uma imagem vale mais que mil palavras!

Opção 5
Órgão vestigial refere-se a estruturas determinadas geneticamente ou atributos que, aparentemente, perderam a maior parte ou toda a sua função ancestral, mas permaneceram durante o processo de evolução. Nos seres humanos, por exemplo, o apêndice é definido como uma estrutura vestigial. Descreva algo vestigial (real ou imaginário) e nos dê uma explicação para sua existência.

Opção 6
Demonstre espírito de investigação e aventura, apresente a sua própria pergunta. Seja original, criativo, instigante. Alcance suas melhores qualidades como escritor, pensador, visionário, crítico social, sábio, cidadão do mundo, ou futuro cidadão da Universidade de Chicago; arrisque-se um pouco, e divirta-se.

E aí, curtiram? yay2

Publicidade
Universidade nos EUA é famosa por pedir redações com temas bizarros; veja alguns
Universidade nos EUA é famosa por pedir redações com temas bizarros; veja alguns
A Universidade de Chicago (UC) tornou-se famosa nos Estados Unidos pelos estranhos temas de redação que coloca no seu vestibular. E quem os inventa são os próprios alunos: todos os anos, a universidade envia e-mails à comunidade estudantil pedindo sugestões e então escolhe as melhores. Assim, a prova de redação é uma espécie de trote prévio dos […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.