Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Hidrosfera: Distribuição da água no planeta

Screenshot_17

A Terra é azul

 Ocupando mais de 70% da superfície terrestre, a hidrosfera domina a paisagem do nosso planeta

Primeiro homem a ver o planeta do espaço, o astronauta russo Yuri Gagarin tornou célebre a frase em que descreveu o que observou lá de cima: “A Terra é azul”. A coloração do nosso planeta visto da órbita terrestre é consequência do enorme volume de água que a Terra dispõe. São cerca de 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos que cobrem mais de 70% da superfície do globo.

O conjunto de toda a água do planeta recebe o nome de hidrosfera. Há cerca de 4 bilhões de anos, quando nosso planeta era uma nuvem quente de poeira e gás, a água encontrava-se misturada a outros gases, no estado de vapor. À medida que o planeta esfriava, esse vapor foi se condensando e, sob a forma de chuva, se precipitando sobre a superfície. Dessa longa e caudalosa tempestade, formaram-se os oceanos, mares e o conjunto das “águas continentais”, composto de rios, lagos, lençóis subterrâneos, geleiras e neves eternas.

Mas todo este volume de água que cobre o planeta não está à disposição para o nosso consumo. Desse 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água que revestem o globo, apenas 2,5% são de água doce – algo em torno de 35 milhões de quilômetros cúbicos. Além disso, a maior parte da água ou está congelada nas geleiras e calotas polares ou encontra-se escondida em depósitos subterrâneos. A real proporção da água a que o homem tem acesso fácil – a superficial, de rios lagos e pântanos – é de, no máximo, 0,4% da água doce existente no mundo (veja mais no gráfico). Ou seja, temos 100 mil quilômetros cúbicos para matar a sede, cuidar da higiene, gerar energia, produzir alimentos e bens industriais. Não é exatamente pouca água – imagine que cada pessoa no mundo tenha direito a mais de 570 bilhões de litros por dia, durante 75 anos.

O problema é que a água não é distribuída assim, de forma equilibrada, entre toda a população. A própria natureza impõe restrições. Enquanto regiões como a Amazônia é riquíssima em recursos hídricos, trechos da África e do Oriente Médio sofrem com uma brutal escassez, responsável, inclusive, por sérios conflitos armados. Para piorar, a ação do homem em nada vem ajudando a hidrosfera a distribuição de água no planeta.

tornar a distribuição e o acesso à água mais democráticos. Se hoje 2,4 bilhões de pessoas não têm acesso à água limpa, isso se deve principalmente ao mau gerenciamento das fontes naturais e à falta de equilíbrio entre a renovação e o consumo da água.

Screenshot_67

O ciclo hidrológico

Screenshot_19

Toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe o nome de ciclo hidrológico. Um dos responsáveis por esse processo é a energia solar, que incide na superfície do planeta e provoca a evapotranspiração das águas, ou seja, elas passam do estado líquido para o gasoso. A evaporação dos oceanos ocorre com maior intensidade, mas o fenômeno acontece ainda em rios, lagos e demais águas continentais. A transpiração das plantas também contribui para a evaporação da água. O vapor de água resultante desse processo dá origem às nuvens, que se deslocam com o movimento de rotação da Terra e dos ventos. Quando as nuvens se condensam, ocorre a precipitação, e a água volta para a superfície terrestre, atingindo tanto o continente quanto os oceanos. Essa precipitação pode ser líquida, no caso das chuvas, ou sólida, se cair na forma de neve ou granizo. Tudo depende das condições climáticas da região. Ao atingir os continentes, a água da precipitação pode percorrer alguns caminhos:

  • volta para a atmosfera, em novo processo de evapotranspiração;
  • infiltra-se no solo, alimentando as águas subterrâneas;
  • é escoada na direção de rios, lagos e mares.O destino dessas águas é influenciado por fatores como a cobertura vegetal, as condições climáticas e a geologia e a altitude. Em áreas mais áridas, por exemplo, a evaporação é maior que a infiltração, ao passo que, em terrenos arenosos, a água se infiltra mais rapidamente.
Hidrosfera: Distribuição da água no planeta
Hidrosfera: Distribuição da água no planeta
A Terra é azul  Ocupando mais de 70% da superfície terrestre, a hidrosfera domina a paisagem do nosso planeta Primeiro homem a ver o planeta do espaço, o astronauta russo Yuri Gagarin tornou célebre a frase em que descreveu o que observou lá de cima: “A Terra é azul”. A coloração do nosso planeta visto […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.