logo-ge

Confira três dicas para aumentar a sua nota no Enem

Mandar na bem na prova de matemática e na redação são táticas para obter uma boa pontuação

Nos dias 5 e 6 de novembro, cerca de 8,5 milhões de estudantes em todo o Brasil farão a prova do Enem 2016. Nos meses que antecedem a prova, a preocupação parece ser uma só: como conseguir uma boa pontuação no exame.

Como o Enem é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ele avalia os estudantes de acordo com o nível de dificuldade dos acerto da prova, ou seja, as questões mais difíceis valem mais. Por isso, as provas mais difíceis acabam tendo média de notas superior à de provas mais fáceis.

“Pela forma da nota, gera mais resultado ir bem em Matemática do que ir bem em Português, por exemplo, já que, acertando mais questões em Matemática, você consegue ter uma nota maior”, diz Marcio Cohen, diretor da Eleva Educação.

Outra prova que, indo bem, é garantia de sucesso na nota final, é a de redação. “A redação não é corrigida segundo o TRI, e sim pelos professores corretores. Por isso, é a única prova em que o estudante tem chance de tirar 1000”, explica o diretor.

Veja a seguir algumas dicas para mandar bem no Enem:

1) Dê atenção especial para as provas de Matemática e de redação, pois são as provas onde acertar mais gera mais resultado.

2) Treine a precisão na hora do exame. Já que acertar uma difícil e errar uma fácil pode baixar sua nota, fique atento para não acabar caindo nesse erro. Priorize as questões fáceis antes das difíceis.

3) Planeje bem o tempo, você tem apenas 3 minutos para responder cada questão. Não corra o risco de ficar sem tempo para responder e acabar chutando: como a TRI avalia o padrão de resposta, é possível identifcar quando o candidato chuta no exame.