logo-ge

Consulta pública sobre o Enem já está disponível

Formulário consta de três perguntas sobre o formato e duração do exame e permite enviar um texto curto com sugestões de melhoria para o exame

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), o ministro da Educação, Mendonça Filho, lançou a consulta pública para aprimorar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema pode ser acessado através do site do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A consulta pública consta de três perguntas sobre a aplicação do Enem: se deve manter o formato atual de dois dias, ou reduzir a prova para 100 questões e uma redação e aplicá-lo em apenas um dia; caso mantenha em dois dias, se deve continuar sendo aplicado no fim de semana ou passar para domingo e segunda, ou fazer em dois domingos consecutivos; e se deve ser aplicado via internet, em substituição à prova física. O formulário também permite o envio de um texto de até 300 caracteres com alguma sugestão de melhoria do exame.

A consulta pública ficará disponível até o dia 10 de fevereiro.

Veja também

Notas

O MEC também disponibilizou, hoje, a consulta às notas do Enem 2016Conforme o edital, os estudantes menores de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio terão acesso aos resultados daqui a 60 dias. A medida tem como propósito impedir que estudantes nestas condições se candidatem a vagas em universidades antes de completar os anos escolares.

No geral, foram 8.722 candidatos eliminados, dos quais 44,35% por não marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase. Na redação, apenas 77 alunos conseguiram a nota máxima, e 291.806 foram anuladas ou receberam nota zero.

Na primeira prova, foram 6.111.339 estudantes presentes, e 265.412 na segunda. Destes, 1.033.761 pediram certificação do ensino médio por meio do Enem. Outros 54.317 participantes eram privados de liberdade.

Calendário

As inscrições para o Sisu estarão abertas de 24 até 27 de janeiro. A partir desta quinta-feira (19) a consulta às bases de dados das instituições, com os cursos e vagas disponíveis, já poderá ser realizada. Estudantes poderão se inscrever para o ProUni entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro e de 6 a 9 de fevereiro no Fies. Acesse aqui o calendário completo.