logo-ge

Entenda como 167 faculdades públicas vão utilizar o Enem

Mais de 40 universidades e institutos de ensino superior trocaram seus vestibulares pelo exame

Desde 2009, quando além de avaliar os conhecimentos dos estudantes no término do Ensino Médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também passou a ser usado para selecionar novos estudantes em universidades e institutos de ensino superior público de todo o Brasil, o Enem tornou-se o principal vestibular do país.

– Saiba tudo sobre o Enem: dicas, simulados e muito mais!

– Exame poderá ter menos questões no futuro, diz presidente do Inep

– Entenda o que é e para que serve o Enem

Neste ano, segundo apuração do GUIA DO ESTUDANTE, 167 faculdades optaram por utilizar o Enem em seus processos seletivos. Cada instituição tem autonomia para decidir uma das cinco formas de aplicação do exame.

A principal maneira de utilização da prova é como substituição total do vestibular. Neste caso, as faculdades usam o Enem como a prova do processo seletivo e, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), selecionam os novos estudantes. Na próxima edição do Enem, 75 instituições públicas de ensino superior decidiram participar do Sisu. Dessas, 48 vão destinar 100% das suas vagas para preenchimento pelo programa.

As outras formas de utilização do Enem são: como primeira fase do vestibular, como bonificação para a nota do processo seletivo; como fase única no vestibular e como parte da nota do vestibular.

Nos links abaixo você vai encontrar como 167 faculdades públicas de todo o Brasil usarão o Enem 2011. Confira!

– Enem e Sisu

– Fase única no vestibular

– Primeira fase do vestibular

– Parte da nota do vestibular

– Bonificação para a nota do processo seletivo

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem