Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Inep garante que Enem 2014 não será cancelado

Quatro pessoas foram presas em operação da Polícia Federal que investiga fraudes no exame; no Piauí, candidato afirma ter recebido tema da redação horas antes da prova

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 14 nov 2014, 19h20

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, descartou a possibilidade de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ser cancelado. “O Enem não será cancelado. É muito importante deixar claro isso. Estamos aqui diante de um fato completamente isolado e que a polícia está investigando”, afirmou.

O Enem foi alvo de polêmicas após um post no Facebook de um candidato do Piauí, que afirmou ter recebido a foto da prova de redação deste ano horas antes do início do segundo dia do exame. "E agora???????? Como um exame [sic] à nível nacional pode ser totalmente seguro e confiável se o tema da proposta de redação já tinha chegado até em mim", escreveu ele. A foto teria sido enviada a um grupo do qual ele participava em um aplicativo de celular.

No mesmo dia, o Inep divulgou uma nota afirmando que a Polícia Federal apreendeu o celular do estudante e está investigando o caso. A nota diz ainda que “desde o inicio do exame outras denúncias foram recebidas e, quando apuradas, todas se mostraram infundadas”.

Nesta sexta (14), a PF deflagrou a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar o Enem, diversos vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão no Ceará, na Paraíba e no Piauí. Também foram presos em flagrante dois candidatos do Enem 2014 no sábado (06), na cidade de Juazeiro do Norte (CE). A investigação, que conta com a colaboração do Inep, começou há 13 meses. “Elas seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes ao Enem 2013 e 2014”, informou a PF.

Continua após a publicidade

De acordo com a Polícia, o esquema tinha como centro de atuação a região do Cariri, no sul do estado do Ceará, mas as ações da quadrilha se estendiam também pela Paraíba. Beneficiavam-se especialmente candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas.

A prova

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 6,2 milhões de estudantes em 1,7 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (8), eles responderam a questões de ciências e de ciências da natureza. No segundo dia (9), foram questões de linguagens, códigos e matemática e redação.

*Com informações da Agência Brasil

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

 

Publicidade
Inep garante que Enem 2014 não será cancelado
Enem
Inep garante que Enem 2014 não será cancelado
Quatro pessoas foram presas em operação da Polícia Federal que investiga fraudes no exame; no Piauí, candidato afirma ter recebido tema da redação horas antes da prova

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.