logo-ge

Inep inicia planejamento de exame de certificação do ensino médio

Edital do Encceja está previsto para sair na segunda quinzena de junho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniu as secretarias estaduais de Educação de todos os estados do país, e a Secadi, secretaria responsável pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ministério da Educação (MEC), para planejar o novo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que voltará a certificar o ensino médio para maiores de 18 anos em substituição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O exame tem como objetivo verificar as competências e habilidades escolares dos adultos que não concluíram a escola no tempo apropriado e havia sido descontinuado após o Enem assumir esta função. Após as mudanças no formato do exame ocorridas este ano, o Enem passa a ter como finalidade apenas o ingresso no ensino superior.

A pessoa maior de 18 anos que queira concluir o ensino médio através do Encceja e também utilizar o Enem para ingressar em uma universidade poderá fazê-lo normalmente.

O edital do Encceja está previsto para sair na segunda quinzena de junho. Há duas possibilidades para a emissão do certificado de ensino médio: o Certificado, documento que oficializa que o participante cumpriu todas as disciplinas do núcleo comum, e a Declaração de Proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu a nota mínima em uma ou mais área avaliadas. Quando o participante tiver declarações de proficiência de todas as áreas pode, então, solicitar o Certificado.