Guia do Estudante

Biologia

Como estudar Biologia para o Enem?

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar

Ana Lourenço | 23/05/2014 15h 45

- Saiba quais são os temas mais cobrados no Enem

- Saiba tudo sobre o Enem: dicas, simulados e muito mais!

Os temas mais recorrentes

Os assuntos de Biologia que mais aparecem nas questões do Enem
Ecologia
Evolução
Fisiologia humana
Genética

O Enem costuma cobrar os temas de Biologia em assuntos do cotidiano e questões interdisciplinares na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. De acordo com o professor Leandro Neves, do Cursinho do XI, o tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução, fisiologia e genética.

O professor explica que é, também, muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do enunciado, especialmente do último parágrafo em que se encontra a pergunta, além das alternativas que, muitas vezes, podem conter alguma dica para a resolução. "Também oriento que os alunos treinem bastante interpretação de gráficos e tabelas, indispensável para resolver boa parte das questões", diz.

- Clique aqui para comprar o GUIA DO ESTUDANTE Biologia para vestibular e Enem 2014

Ecologia

Dentro de ecologia, sempre são cobrados temas atuais, como sustentabilidade, desmatamento, poluição, uso da água, geração de energia, destino do lixo e aquecimento global.

Exemplo: questão tirada do Enem 2012

"O vestibulando deve ter um bom conhecimento sobre teia e cadeia alimentar, fluxo de energia, relações ecológicas, biomas e sucessão ecológica, além dos ciclos biogeoquímicos, em especial o ciclo da água, do nitrogênio e do carbono", ressalta Leandro.

Exemplo: questão tirada do Enem 2012

Importante: Em 2014, é bastante provável que, nas questões de ecologia, sejam abordados temas referentes à preservação e uso dos recursos hídricos, visto a grande quantidade de cidades do país afetadas pela falta de chuvas. Fique atento!

Evolução

Em evolução, é importante focar os estudos nas teorias de Lamarck e Darwin e nos mecanismos de formação das espécies. "Também é importante rever os estudos de caso, como o clássico ‘melanismo industrial’, em que se pode observar a seleção natural agindo sobre as mariposas brancas e pretas na Revolução Industrial", explica o professor Leandro.

Exemplo: questão tirada do Enem 2010

Fisiologia

Para fisiologia, o estudante deve priorizar o funcionamento dos sistemas do corpo, que costumam ser cobradas em questões que tratam do cotidiano. "O Enem costuma cobrar o tema em questões como as reações do corpo frente aos exercícios físicos, a uma dieta especial de alimentos e a mudanças climáticas", ressalta Leandro.

Exemplo: questão tirada do Enem 2012

"O candidato também pode encontrar questões sobre patologias. Vale estudar o funcionamento dos vírus e bactérias, atentando para as formas de prevenção e combate. Além disso, é possível que apareçam as clássicas questões sobre as parasitoses, com os ciclos de vida do parasita e as profilaxias", diz o professor.

Exemplo: questão tirada do Enem 2011

Importante: Neste ano, é bem provável que a prova contenha alguma questão sobre a dengue, que bateu recordes históricos de infecção em várias cidades brasileiras. Fique atento!

Genética e biotecnologia

Segundo alerta o professor Leandro, é muito importante que, em genética, o aluno tenha domínio sobre a Primeira e Segunda Leis de Mendel, em especial na definição de genótipos e fenótipos e nos cálculos de probabilidade. Já em biotecnologia, assuntos como as técnicas do DNA recombinante, de clonagem, terapia gênica, transgênicos e as implicações éticas no uso destas técnicas devem ser revisados.

Exemplo: questão tirada do Enem 2011

Exemplo: questão tirada do Enem 2012

LEIA MAIS

- Estude Biologia com a página especial do GUIA sobre a matéria

Compartilhe