Guia do Estudante

Biologia

Como estudar Biologia para o Enem?

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar

Ana Prado | 25/09/2013 13h 45

- Saiba quais são os temas mais cobrados no Enem

- Saiba tudo sobre o Enem: dicas, simulados e muito mais!

Os temas mais recorrentes

Os assuntos que mais aparecem nas questões do Enem desde 2009
Ecologia
Saúde humana
Biologia celular
Evolução
Fisiologia humana

O número de perguntas de biologia nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) varia em cada edição. Mas um levantamento feito a partir de 2009 (ano em que o exame passou a ter o formato atual) pelo professor Armênio Uzunian, supervisor de Biologia do curso Anglo, mostrou que ecologia é o tema mais comum nas questões.

"Entram aí assuntos como cadeia alimentar, ciclos biogeoquímicos (como o ciclo do carbono e do nitrogênio), interações biológicas, biomas brasileiros, poluição e desmatamento", explica o professor. Como o tema está em destaque no noticiário nacional por causa da Rio+20 e da discussão em torno da usina de Belo Monte, as chances de isso ser cobrado em 2012 são ainda maiores.

Exemplo: questão tirada do Enem 2011:

Em segundo lugar aparece o tema saúde humana: doenças como AIDS, HPV, malária, gripe, dengue, vacinações e soros.

Exemplo: questão tirada do Enem 2010:
Em terceiro vem biologia celular, abordando DNA, RNA, síntese proteica, transgênicos e biotecnologia.

Exemplo: questão tirada do Enem 2011:

O quarto tema mais recorrente é a evolução. "Mas aí o que pedem, basicamente, é a comparação de teorias como a de Lamarck e Darwin", diz o professor.

Exemplo: questão tirada do Enem 2010:
Por fim, o quinto tema que costuma aparecer com mais frequência é fisiologia humana, como o funcionamento dos sistemas circulatório e digestivo.

Exemplo: questão tirada do Enem 2009.


Observação: a resposta correta é a alternativa C.

Como se preparar
"É tradição do Enem privilegiar a leitura e a interpretação de textos, gráficos, tabelas, mapas, e esquemas. Então o aluno precisa desenvolver e aprimorar essa habilidade", afirma o professor Armênio, que considera médio o nível de dificuldade da prova de biologia.

Ele explica que, no geral, os dados necessários para resolver a questão já estão no próprio enunciado. "Basta interpretar o texto ou imagem e usar um pouco de conhecimento adquirido ao longo do Ensino Médio", completa.

As dicas para você se preparar são: comece estudando os temas mais recorrentes, resolva exercícios de interpretação de gráficos, mapas e tabelas e procure informações na imprensa. Revistas e publicações como o Guia do Estudante abordam esses assuntos de um jeito simples de ler.

Leia também:
- Como a Rio+20 pode ser abordada no vestibular

 

Compartilhe