Guia do Estudante

Geografia

América Anglo-Saxônica (política, economia, aspectos geográficos) - resumo, dicas e questão comentada

29/09/2010 17h22

A região abrange os países do continente americano com língua e cultura relacionadas ao Reino Unido. Apesar de a denominação "anglo-saxônica" ser frequentemente aplicada apenas aos países desenvolvidos da América do Norte (Canadá e EUA), também integram o grupo a Guiana (situada na América do Sul) e Belize (América Central).

Aspectos físico-naturais
Clima: determinado pela latitude, predomina o temperado continental e oceânico. Apenas o norte do Canadá está nos limites entre o polar e o subpolar e a parte sul dos EUA está no tropical.

Relevo: apresenta grande variação entre as duas costas da América do Norte. Na costa do oceano Pacífico, a oeste, estão as Montanhas Rochosas (formações recentes e elevadas). Segue-se uma grande planície central e, na costa do oceano Atlântico, a sudeste, estão formações antigas e desgastadas.

Vegetação: predomina a floresta temperada, muito devastada. Aparecem ainda florestas boreais e tundra (ao norte do Canadá) e pradaria, pântanos e desertos (nas planícies centrais e no sul do continente norte-americano).

- saiba mais: jogo da memória dos tipos de vegetação

Aspectos humanos e políticos
Grande desenvolvimento econômico caracteriza a América Anglo-Saxônica. Destaque para a região dos Grandes Lagos, que concentra a maior parte da população dos EUA e do Canadá. Nela estão as maiores cidades, grande parte do parque industrial e os centros financeiros.

Na política, as decisões dos EUA se fazem sentir em todo o mundo: o país media conflitos e atua para garantir seus próprios interesses. Exemplos disso são a atuação norte-americana no conflito entre Israel e Palestina e as invasões do Iraque e do Afeganistão.

Aspectos econômicos
Indústria: os EUA têm amplo e variado parque industrial, com vasta produção de bens de consumo e de tecnologia, além de gigantesco setor de serviços. Por isso, a economia estadunidense é usada como parâmetro da economia mundial e o dólar ainda é a moeda mais utilizada nas transações internacionais. No Canadá, as principais indústrias são a automotiva, a alimentícia e a aeronáutica.

Agropecuária: a América Anglo-Saxônica é grande produtora de carne, leite e grãos – principalmente milho e trigo. É conhecida como grande celeiro agrícola, capitalista e extremamente moderna. Conta ainda com os belts (ou cinturões): áreas especializadas em determinadas culturas, como o trigo, em Saskatchewan, no Canadá, e no norte das planícies centrais dos Estados Unidos.

Extrativismo mineral: EUA e Canadá contam com grandes reservas de diversos minerais, como petróleo, gás natural, ouro e cobre. Os EUA, no entanto, precisam importar recursos minerais para atender a grande demanda interna.

Fique atento
- A eleição de Barack Obama como presidente dos EUA gerou expectativas de mudança na política do país. Como ficou a situação do país em relação à ocupação do Iraque e do Afeganistão? Como o país pode participar efetivamente em políticas e acordos internacionais sobre meio ambiente e o clima? Propostas como a de fechar a prisão de Guantánamo e de respeitar com mais clareza os direitos humanos dos prisioneiros indicam mudanças na “Guerra ao Terror” preconizada por Gorge W. Bush?

- Crise imobiliária teve repercussão importante na economia americana. Bancos e empresas gigantescas faliram, o governo concedeu empréstimos para conter a crise e o sistema financeiro internacional pode passar por grandes mudanças.

Como já caiu no vestibular?
(Uneal) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O Nafta, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:
1) EUA.
2) Venezuela.
3) México.
4) Canadá
5) Reino Unido.
6) Costa Rica.

Estão corretas apenas:
a)1, 2, 3 e 5
b) 2, 3, 4 e 6
c) 2, 3 e 6
d) 1, 3 e 4
e) 1, 2, 4 e 5.

Gabarito:
resposta correta: D

Compartilhe