Guia do Estudante

Geografia

Brasil (geografia física e aspectos político-econômicos e sociais) - resumo, dicas e questões comentadas

30/09/2010 12h41

Quinto maior país em área, ocupa cerca de 47% da América do Sul. Apresenta grande variedade vegetal mas pouca variação climática, devido à maior parte de seu território estar na zona intertropical.

ASPECTOS FÍSICO-NATURAIS
Relevo: é antigo e apresenta altitudes modestas. Por se encontrar no meio da placa tectônica Sul-Americana, longe das regiões de encontro de placas, não possui dobramentos modernos em seu território (por isso as altitudes são baixas). Também não possui vulcões nem abalos sísmicos. Bacias sedimentares (como a do rio Amazonas) cobrem cerca de 58% do território.

Há também, em 36% do Brasil, escudos cristalinos - estruturas marcadas pela ocorrência de grandes jazidas de minerais metálicos, como a de Serra de Carajás, e de um relevo aplainado, como os marres de morros do Sudeste e os chapadões no Nordeste. No restante do território, aparecem os derramamentos basálticos, áreas que sofrem vulcanismo e foram cobertas por material magmático que se decompôs e deu origem à fértil terra roxa.

Clima: de forma geral é quente e úmido, com exceção do sul (sub-tropical, menos úmido e mais frio). As regiões próximas à linha do Equador registram variações do clima equatorial (como o úmido e o super-úmido). Nas regiões restantes, há variações de clima tropical - como o tropical de altitude, o tropical típico e o tropical continental.

Recursos naturais: grandes formações vegetais, como a floresta amazônica, propiciam grande variedade de produtos a explorar para diversos fins: da madeira aos frutos, da alimentação familiar à indústria cosmética e médica. Recursos minerais também são numerosos e muito importantes economicamente, com destaque para o petróleo, ferro, manganês e água, tendo o Brasil as maiores reservas desses produtos.

ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E HUMANOS

População: com 190 milhões de habitantes, o Brasil tem a quinta maior população do mundo, mas apresenta baixas densidades populacionais - devido à grande extensão do seu território. Os brasileiros se concentram ao longo do litoral, principalmente na zona da mata nordestina e na região sudeste. A partir da década de 1940, houve intensa migração para as cidades, gerando crescimento urbano (hoje, a maior parte da população é urbana) e diminuição das taxas de natalidade e de mortalidade. A maior parte da população é jovem ou adulta, caminhando para o envelhecimento.

Economia:
maior economia da America Latina e uma das dez maiores no mundo. Grande exportador de produtos agropecuários e minerais, os setores primário e secundário geram a maior parte das riquezas, mas o terciário é o que mais emprega. No setor primário destacam-se a produção de soja, laranja, cana-de-açúcar e gado. No setor secundário, chama atenção a produção automotiva, aeronáutica e têxtil, além da indústria extrativista mineral (com petróleo, ferro, manganês e alumínio). O setor terciário apresenta grande informalidade, pois a modernização dos outros setores criou contingente de desempregados que não totalmente absorvidos pelo setor de serviços.

Política: o Brasil é uma república federativa presidencialista com separação entre os três poderes (executivo, legislativo e judiciário). O mandato presidencial tem quatro anos, com possibilidade de reeleição. Desde 1988, o país segue a mesma constituição, sua lei máxima, cujo cumprimento é assegurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) assegurar seu cumprimento.

COM O QUE FICAR ATENTO?

Brasil é assunto recorrente nos vestibulares: aspectos físicos, relevo, divisões regionais, população e, atualmente, a projeção internacional do país são assuntos e formas de abordar o Brasil que podem ser pedidas nas provas.

- Simulado: agricultura brasileira

COMO JÁ CAIU NO VESTIBULAR?

1. (FEI) No Sudeste Ocidental do Brasil, a decomposição de rocha vulcânica do tipo basáltico originou um solo típico de regiões onde se cultiva café, conhecido como:
a) látex;
b) arenoso;
c) pantanal;
d) terra roxa;
e) calcário.

2. (FAAP) A população do Brasil é:

a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o branco e etariamente o adulto;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro;
c) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia;
d) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
e) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.

3. Geomorfologicamente a Serra do Mar é classificada como:
a) uma escarpa de planalto.
b) um altiplano.
c) uma sucessão de montanhas.
d) uma bacia de sedimentação.
e) um dobramento terciário.

GABARITO:
1. Resposta correta: D
2. Resposta correta: A
3. Resposta correta: A

Compartilhe