Guia do Estudante

Literatura

Arcadismo (Portugal) - resumo, poesia de Bocage, dicas e questão comentada

23/09/2010 16h14

Surgido na segunda metade do século 18, o Arcadismo (ou Neoclassicismo) caracteriza-se pelo o espírito reformista e pela valorização antropocêntrica do saber racional - reflexo do desenvolvimento tecnológico, social e científico do chamado "Século das Luzes".

Em Portugal, o Arcadismo inicia-se oficialmente em 1.756, data de fundação da Arcádia Lusitana (sociedade poética em que artistas discutiam Arte e Literatura).

Bocage
A poesia de Bocage é marcada pelo erotismo e pela sátira de caráter social. Também se destacam em sua obra duas vertentes líricas: a luminosa e etérea (em que o poeta se entrega inebriado à evocação da beleza das suas amadas) e a noturna e pessimista (que manifesta a dor incomensurável provocada pela indiferença, ingratidão e tirania de suas musas). Essas assimetrias refletem uma personalidade complexa e multifacetada do autor, além do evidente jogo de contrários.

Com o que ficar atento?
A obra de Bocage reflete a instabilidade do período conturbado e de transição do século 18, em que foi produzida. Por um lado, ela exibe as influências da cultura clássica. Por outro, mostra uma tendência pré-romântica, que liberta das amarras da razão.
Bocage contrasta com o espírito neoclássico porque tende a falar mais sobre o sofrimento, o horror e as trevas. Fornece, portanto, contraponto à visão iluminista de mundo (que tem na natureza o bem supremo, fonte de toda bondade).

Como pode cair no vestibular?
A dualidade entre sentimento e razão é uma constante na obra de Bocage. O contraste entre a exuberância do amor e a contenção e frieza racional do iluminismo é um excelente tema a ser explorado nos vestibulares.

Como já caiu no vestibular?
(Unifesp-SP) Leia os versos do poeta português Bocage.

Vem, oh Marília, vem lograr comigo
Destes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo.
Deixa louvar da corte a vã grandeza;
Quanto me agrada mais estar contigo,
Notando as perfeições da Natureza!

Nestes versos,

a) o poeta encara o amor de forma negativa por causa da fugacidade do tempo.
b) a linguagem, altamente subjetiva, denuncia características pré-românticas do autor.
c) a emoção predomina sobre a razão, numa ânsia de se aproveitar o tempo presente.
d) o amor e a mulher são idealizados pelo poeta, portanto, inacessíveis a ele.
e) o poeta propõe, em linguagem clara, que se aproveite o presente de forma simples junto à natureza.

Gabarito

Resposta correta: E
Comentário: Com clareza e objetividade o poeta lança mão dos principais ingredientes da convenção árcade: o ambiente campesino, o locus amoenus e a paisagem rústica despojada de atrativos materiais.

SAIBA MAIS

- Conheça o Guia do Estudante Português Vestibular+Enem ou compre a publicação direto na Loja Abril

- Teste seus conhecimentos sobre o Arcadismo

 - Veja outros resumos de estilos literários

Compartilhe