Guia do Estudante

Pergunte ao Professor

Geografia - Desenvolvimento Sustentável

(UESPI) Na Geografia Econômica vem sendo empregada a expressão 'Desenvolvimento Sustentável'. Assinale a única alternativa incorreta. O Desenvolvimento Sustentável:
a) é capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades de gerações futuras.
b) para ser alcançado, necessita de um planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são infinitos, mas a população cresce em progressão geométrica.
c) propõe qualidade em vez de quantidade, pela redução de matérias-primas e de produtos e pela defesa da reutilização e da reciclagem.
d) busca conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, também, promover o fim da pobreza.
e) objetiva a satisfação das necessidades básicas da população e a solidariedade para com as gerações futuras.
A resposta é a alternativa B, mas por quê? O desenvolvimento sustentável também prioriza o fim da pobreza?

enviado por Tayná Mendes

A primeira parte do frase está correta, pois o "Desenvolvimento Sustentável", além de garantir as necessidades das pessoas no presente, precisa ter uma visão no futuro, pois a sociedade do amanhã também precisa ter condições de atender suas necessidades. Portanto, necessita de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

A expressão a população cresce em progressão geométrica não é verdadeira. A queda acentuada da taxa de fecundidade está diminuindo o ritmo de crescimento populacional.

O fim da pobreza é fundamental para o desenvolvimento sustentável, pois ela é uma das causas da degradação dos recursos naturais.

A exploração dos solos com uso de queimadas e sem a reposição dos nutrientes é uma das causas da desertificação antrópica. As favelas ocupando áreas íngremes são causas de agressões ao meio ambiente. A contaminação dos rios com o esgoto e vários outros fatores podem ser citados, tendo a pobreza como uma das causas da degradação do ambiente.

*Questão respondida pelo professor Arno Boing, do Pré-Vestibular do Sistema de Ensino Energia.

Compartilhe