Guia do Estudante

Saiba Mais

Capitalismo contra comunismo: três filmes para estudar a Guerra Fria

O GUIA separou três filmes ambientados durante a tensão constante provocada pela Guerra Fria

31/10/2009 15h 43

Mesmo não sendo propriamente um conflito, a Guerra Fria manteve o mundo em tensão desde o fim da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, até a queda do Muro de Berlim, no final dos anos 1980. E é sobre o tema que o GUIA escolheu três filmes. Jogos de Poder mostra como os EUA armaram as milícias islâmicas do Afeganistão, numa tentativa de barrar a influência comunista da União Soviética na região. Boa Noite e Boa Sorte retrata a perseguição aos supostos comunistas norte-americanos, durante o chamado "macarthismo". Já Adeus, Lênin! traz a história de uma alemã, habitante da Alemanha Oriental, que entra em coma um pouco antes da queda do Muro. Ao acordar, anos depois, ela teria que encarar a realidade de um país já integrado ao mundo capitalista.

SAIBA MAIS

- Guerra Fria: o mundo dividido (AVENTURAS NA HISTÓRIA)
- Guerra Fria: o mundo por um fio (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

Filme: Jogos de Poder
Mike Nichols (EUA, 2007)

Em 1979, a União Soviética invade o Afeganistão. Para barrar a presença comunista na região, os EUA decidem agir. E aí que entra o deputado Charlie Wilson. Ele é convidado por Joanne, uma milionária cristã conservadora, a angariar fundos para armar as milícias islâmicas do Afeganistão, em luta contra os invasores. Na companhia de um agente da CIA, Wilson convence governantes islâmicos a ajudar a recrutar homens para lutar nas montanhas afegãs.

As negociações dão certo, e o apoio militar dos EUA se concretiza com o envio de dinheiro, a compra de armas e o treinamento de guerrilheiros afegãos. Uma adaptação do livro Charlie Wilson’s War, de George Crile, baseado em fatos reais, o filme permite tomar contato com dez anos de história afegã, período de disseminação dos mujahedins (milícias islâmicas).

SAIBA MAIS

- De aliado a inimigo nº 1: Bin Laden (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

Filme: Boa Noite e Boa Sorte
George Clooney (EUA, 2005)

Em plena Guerra Fria, em 1953, o jornalista Edward R. Murrow revela as estratégias e mentiras que o senador Joseph McCarthy usava para perseguir supostos comunistas norte-americanos, no período batizado de "macarthismo". Como resposta a Murrow, o senador passa a pressionar o jornalista, ignorando os direitos de resposta a eles oferecidos no jornal.

Mais do que mostrar a guerra de ideologias e a perseguição a quem pensasse diferente, o longa levanta questões importantes, como a própria liberdade de expressão e o papel das comunicações na formação de uma nação. Também é uma amostra de como a liberdade é um conceito subjetivo em mídias que são mantidas com dinheiro proveniente de empresas anunciantes.

SAIBA MAIS

- Caça às bruxas: O medo vermelho americano (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

Filme: Adeus, Lênin!
Wolfganger Becker (Alemanha, 2003)

Pouco antes da queda do Muro de Berlim, em 1989, Christine Keller, uma comunista devota, nascida na Alemanha Oriental, entra em coma. Ela desperta anos depois, em meados dos anos 1990, quando o país já vivia a realidade do capitalismo. O filho de Christine, Alexander, preocupado que sua mãe adoeça novamente ao descobrir a nova situação política da Alemanha, elabora um plano para que ela acredite que tudo continua como antes.

Com a ajuda de amigos, Alex, como é chamado, troca embalagens de alimentos, usa roupas diferentes e até cria um telejornal, tudo para reviver os tempos do comunismo. O filme mostra as mudanças que o país enfrentou com o fim do regime comunista da Alemanha oriental e a reunificação da Alemanha.

- Berlim: a queda do muro (AVENTURAS NA HISTÓRIA)
- O muro que dividiu o século (SUPERINTERESSANTE)

Compartilhe