Literatura

Todos os campos são obrigatórios

Livros da Fuvest 2010: Antologia Poética contém o principal da obra de Vinicius de Moraes

Vestibulandos devem prestar atenção nas duas fases do poeta contidas no livro, alerta professor



A inclusão da Antologia Poética de Vinícius de Moraes na lista de livros obrigatórios da Fuvest para o vestibular 2010 deve beneficiar os estudantes, avalia Fernando Marcílio Lopes Couto, professor de literatura do Sistema Anglo de Ensino. Para ele, Vinicius de Moraes é uma figura ainda viva na memória brasileira e, por isso, mais acessível aos estudantes que Carlos Drummond de Andrade e Alberto Caeiro – presentes na lista de 2009.

“Sem perda de qualidade, as leituras ficaram mais fáceis e acessíveis. Também entrou Capitães da Areia que é mais fácil que Sagarana. O estudante sai ganhando. Lê obras muito boas e ao seu alcance”, avalia Couto.

ANÁLISE
A edição da Antologia exigida pela Fuvest (2ª edição, revista e ampliada, publicada originalmente em 1960) apresenta um texto em que o próprio Vinícius divide sua obra em duas fases, cuja distinção é importante para o vestibular.

A primeira fase aborda temas espirituais, o medo de pecar e das consequências do pecado, descreve o professor Couto. Na segunda fase, o poeta demonstra mais liberalidade, convívio com o amor, com o sexo e com a sociedade. “É o crescimento pessoal e poético. Na segunda fase, o autor tem pleno domínio de seu instrumento expressivo”, opina.

O estilo do escritor em cada fase também é distinto. Na primeira, ele empregava termos sérios e eruditos com versos longos. Na segunda ele prefere o coloquialismo, o humor e versos curtos, compara Couto.

Para Couto, os diversos sonetos contidos na Antologia merecem atenção porque estão entre as principais contribuições de Vinícius à literatura. “Os primeiro modernistas, como Manuel Bandeira e Mario de Andrade, evitavam a prática do soneto, que julgavam uma marca clássica. Na segunda geração modernista, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes e outros souberam usar elementos clássicos, dando a eles roupagem modernista”.

- Leia mais resumos dos livros obrigatórios da Fuvest 2010



Ofertas

Nas bancas!