logo-ge

20 filmes para ajudar na hora de escrever a redação do vestibular

Não dá para adivinhar qual será o tema da redação do vestibular, afinal, qualquer tema, sob diferentes abordagens, pode ser pedido. Mas sempre há aqueles assuntos importantes e atuais que valem a pena ficar de olho.

A seguir, listamos sete temas importantes e 20 filmes. Com eles, além de você se divertir, você aumenta seu repertório e treina a argumentação, essenciais na hora de mandar bem na redação. Confira!

Globalização e capitalismo

No mundo neocapitalista, surge uma comunidade interligada por relações comerciais e profissionais, provocando transformações no modo como pessoas se relacionam entre si e com o mundo ao seu redor.

Babel, de Alejandro Iñarritu, se passa na África, América e Ásia e mostra a interdependência entre acontecimentos em diferentes continentes.

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Visto do Lado de Cá, de Silvio Tendler, aborda as reflexões feitas pelo geógrafo brasileiro sobre a globalização e seus efeitos negativos para os países mais pobres.

Biutiful, também de Iñarritu, conta a história de Uxbal, que vive em um bairro pobre de Barcelona e explora imigrantes ilegais chineses e africanos, vendendo no mercado negro produtos feitos com mão de obra barata.

Trabalho Interno, documentário vencedor do Oscar 2011, fala sobre a crise econômica atual, explicando de modo didático o sistema financeiro mundial e como a crise se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos.

Intolerância

Em um mundo marcado por violência, conflitos étnicos e desigualdades, surge a dificuldade em aceitar e respeitar as diferenças e conviver em uma sociedade cada vez mais dinâmica e plural.

– Crash – No Limite, de Paul Haggis, fala sobre conflitos entre pessoas de diversas etnias nos EUA, explorando a questão do ódio e da intolerância.

A Onda, de Dennis Gansel, conta a história de um professor na Alemanha que simula um regime autoritário em sala de aula, para convencer seus alunos de que eles ainda não estão livres da ameaça do nazismo.

Promessas de um Novo Mundo traz entrevistas feitas com crianças judias e palestinas, que trazem a sua visão do conflito entre Israel e Palestina e abordam a morte de amigos e parentes e seus sonhos.

Imigração

É cada vez mais comum a repressão à imigração ilegal, o choque cultural decorrente do aumento no fluxo de pessoas dos países mais pobres para os países mais ricos e os fluxos migratórios por causa de guerras e problemas ambientais.

Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet, é uma ficção feita com personagens e situações reais, em uma escola francesa, e aborda as dificuldades de relacionamento e convivência entre jovens imigrantes e jovens franceses.

Território Restrito, de Wayne Kramer, mostra a complicada situação dos estrangeiros que tentam ingressar ilegalmente nos EUA.

 

Meio-ambiente

A sociedade capitalista e consumista vive hoje as consequências de seus atos, vendo graves problemas ambientais e o aumento da discussão sobre desenvolvimento sustentável e proteção ao meio-ambiente.

Uma Verdade Inconveniente, documentário do ex-presidente americano e Nobel da Paz Al Gore, apresenta os problemas ambientais de forma didática e clara e alerta para um futuro problemático para o planeta.

Surplus, documentário sueco de Erik Gandini, se vale da linguagem de videoclipes para tratar dos paradoxos e desigualdades da sociedade de consumo e de seus efeitos devastadores no meio-ambiente e no modo como as pessoas se enxergam como cidadãos e indivíduos.

Avatar, de James Cameron, apesar de ser uma animação de ficção científica, se vale de uma metáfora para tratar dos problemas ambientais e da exploração descontrolada de recursos naturais.

Violência urbana

Filmes que exploram com realismo a violência nas grandes cidades e a desigualdade social são cada vez mais comuns, principalmente no Brasil, onde a segurança pública é pauta principal nas grandes cidades.

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, retrata a transformação da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, em uma perigosa favela dominada pelo tráfico.

– O documentário Ônibus 174, de José Padilha, conta a história de Sandro do Nascimento, que em 2000 sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro e manteve os passageiros como reféns.

– Do mesmo diretor há Tropa de Elite, um dos filmes mais vistos do cinema brasileiro, que narra a história de Capitão Nascimento e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Rio de Janeiro.

 

Mundo digital

As transformações causadas pelo mundo digital e redes sociais chegam até as relações humanas e mudam o modo como pessoas como a se comunicar e a interagir.

A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg, estudante de Harvard que cria o Facebook, a rede social mais famosa do planeta. De personalidade difícil, o filme mostra algumas das ações controversas que levaram Mark a se tornar um jovem milionário.

Matrix, das irmãs Wachovski, fala de um mundo onde toda a realidade que conhecemos é uma ilusão, um programa de computador criado por máquinas para mascarar o mundo real, onde tudo foi destruído e a inteligência artificial domina os humanos.

 

Ciência e ética

Com grandes avanços científicos, é hora de pensar em questões éticas e no que é o ser humano. Como será uma sociedade cada vez mais avançada em termos científicos? Poderá mudar o modo como nos vemos como ser humano?

Gattaca, de Andrews Niccol, é uma ficção científica que mostra um mundo onde as pessoas são selecionadas geneticamente antes mesmo de nascer, provocando a eugenia e uma série de conflitos tecnológicos e éticos na sociedade.

Eu, Robô, fala de um mundo, em 2035, onde os robôs existem para servir os humanos e obedecem às Leis da Robótica de Isaac Asimov. Contudo, não demorará a máquinas e humanos entrem em conflito.

Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, fala de um mundo onde androides convivem com seres humanos normalmente. Um cientista, então, decide criar um modelo de robô com sentimentos, da aparência de uma criança, programada para amar seus pais.