Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

5 coisas que são mais novas que o Orkut e você nem lembrava

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 1 out 2014, 00h51

A partir dessa semana o Orkut entrou para a história das redes sociais e virou um museu online com as comunidades mais legais que já passaram por lá. Vai dar saudade? Vai sim (ou mais ou menos, já que quase ninguém mais usava o site e só lembrou de sentir saudades agora que acabou – e não digam que é mentira! 😉 ).

Quando a gente pensa em história, a primeira coisa que vem à cabeça é: coisa velha. Só que nós estamos construindo nossa história diariamente. O que o mundo fez ontem (e há alguns minutos também) já é história. Desde que o engenheiro turco Orkut Büyükkökten lançou sua rede social, muita coisa mudou na humanidade. Duvida? Veja então 5 coisas que não existiam há 10 anos – e que hoje você provavelmente não vive sem.

1) Smartphones

Sabe qual que era o celular top de mercado em 2004? O saudoso Motorola V3, que já foi o sonho de consumo de muita gente com seu 0,3 Mp de resolução de câmera, 5 mb de memória interna e um design que o diferenciava de todos os celulares da época. O iPhone, primeiro smartphone do mercado, só foi lançado em 2007.

Continua após a publicidade

motorolav3

2) YouTube

Antes de 2005 as pessoas não podiam ficar vendo vídeos de gatinho o dia inteiro… O site surgiu com a proposta de hospedar qualquer vídeo – desde que não infringisse direitos autorais. Cresceu tão rápido que, em 2006, foi eleito pela revista Time como a melhor invenção do ano. Também virou uma poderosa ferramenta de estudos, porque está recheado de videoaulas. Não dá nem pra imaginar a nossa vida sem ele…

Continua após a publicidade

giphy

3) As redes sociais mais populares agora

O Facebook surgiu em fevereiro de 2004 (o Orkut foi lançado em janeiro), mas só virou moda no Brasil depois de 2008. Já o Twitter foi lançado em 2006, Tumblr em 2007, Google+ em 2011, Snapchat em 2011, Vine em 2012… Há 10 anos você com certeza vivia a vida offline muito mais intensamente do que agora.

Continua após a publicidade

giphy (1)

4) Google Maps e GPS para carros

As pessoas usavam os bons e velhos guias de papel com mapas ou então saíam por aí perguntando quando precisavam chegar a algum lugar. O Google Maps, amigo das pessoas mais perdidas como eu, só foi lançado em 2005. O aparelhinho de GPS como conhecemos hoje só se tornou acessível a partir de 2009 (a tecnologia de posicionamento global existia desde a década de 1960, mas era mais restrita à navegação e ao uso militar).

Continua após a publicidade

giphy (2)

5) Filmes legais em 3D

A tecnologia tridimensional de imagens existe desde 1915, mas foi só depois de 2006 que as filmagens foram otimizadas para produzir esse formato. O boom mesmo veio com o filme Avatar, lançado em 2009. Hoje é bem difícil ver um filme de ação que não é lançado também em 3D.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

giphy (4)

Outras coisas legais que só foram lançadas depois de 2004:

– Nintendo Wii (2006), Xbox 360 (2005), iPad (2010), Android (2008), Gmail (março de 2004), os 6 últimos filmes de Harry Potter… 

E você? Lembra como era a sua vida há 10 anos, antes da invenção do Orkut? Ou lembra de outras coisas que foram inventadas depois de 2004 que a gente usa muito? Conte nos comentários! :)

 

 

Publicidade
5 coisas que são mais novas que o Orkut e você nem lembrava
Estudo
5 coisas que são mais novas que o Orkut e você nem lembrava
A partir dessa semana o Orkut entrou para a história das redes sociais e virou um museu online com as comunidades mais legais que já passaram por lá. Vai dar saudade? Vai sim (ou mais ou menos, já que quase ninguém mais usava o site e só lembrou de sentir saudades agora que acabou – […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.