logo-ge

Alunos de escolas estaduais do RJ terão MPB como optativa

Aulas entrarão no currículo de estudantes que testam novo modelo de Ensino Médio; objetivo é ??enriquecer cultura musical? de estudantes

da redação

No estado berço do Funk carioca, o ritmo das aulas será outro a partir de junho. Alunos de escolas estaduais do Rio que testam novo modelo de Ensino Médio poderão escolher aulas de história de MPB entre as disciplinas optativas.

+
Optativas no Ensino Médio?
O Ministério da Educação (MEC) testa um novo modelo de currículo, batizado de “Ensino Médio Inovador”, com 300 mil estudantes de escolas públicas. Os alunos têm disciplinas optativas – como nas universidades – e 20% mais de aulas. No Rio de Janeiro, 6.500 alunos testam o novo modelo.
Escolas públicas com período integral
3,5 milhões fora do Ensino Médio
Na fronteira, ensino é bilíngue

O currículo da disciplina inclui origem da Música Popular Brasileira, história dos principais compositores e relação deles com a identidade cultural dos brasileiros. Ao término do curso, prevê-se que os alunos terão conhecido os artistas de papel fundamental na MPB, dos mais diferentes gêneros, reconhecerão as principais músicas, coreografias e danças.

Para secretária de Educação, Tereza Porto, o objetivo é “enriquecer a cultura musical dos jovens, além de relacionar o que é dito nas letras com conteúdos de disciplinas como história, língua portuguesa e literatura”.

Nas aulas, serão usados DVDs, cartazes e livretos, material didático elaborado pelo Instituto Ricardo Cravo Albin, especialista em MPB. Os professores das disciplinas receberão treinamento dado pela instituição.

SAIBA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem