logo-ge

Biologia: Estrutura das principais substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem as células vivas (parte 1)

Constituição básica dos organismos vivos: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.

Carbono: estrutura básica da matéria viva. Suas combinações formam moléculas orgânicas, como açúcares (glicogênio e amido).

Componentes celulares: proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), açúcares (1%), ácidos nucléicos, água (75 a 85%), sais minerais e vitaminas.

Água: formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), dissolve a maioria dos compostos, como sais, açúcares, gases, aminoácidos e ácidos nucléicos. É conhecida como um dipolo, já que apresenta carga positiva (H+) e negativa (O -). Na fotossíntese atua como reagente: doa os hidrogênios para formar a glicose e libera oxigênio para o ar. Devido ao alto valor de calor específico, de vaporização e de fusão, a água também auxilia os organismos vivos na termorregulação.

Proteínas: polímeros formados por monômeros de aminoácidos, os quais apresentam, cada um, um grupo amino, um carboxila, um hidrogênio e um radical ligados a um átomo de carbono central. Proteínas são filamentosas e os aminoácidos se ligam por meio de ligações peptídicas (estabelecidas entre um grupo amina de um aminoácido e um carboxila de outro, havendo sempre a formação de uma molécula de água).

Estruturalmente, as proteínas são classificadas em:
1. Estrutura primária: sequência de aminoácidos importante para a função que a proteína irá desempenhar, pois essa é a sua caracterização.

2. Estrutura secundária: exibe formato helicoidal, devido a atrações fracas (pontes de hidrogênio) entre átomos de aminoácidos.

3. Estrutura terciária: radicais de aminoácidos da estrutura secundária se atraem por diversos tipos de ligação, gerando um dobramento da estrutura helicoidal sobre si mesma, resultando em estrutura globular.

4. Estrutura quaternária: formada por duas ou mais cadeias polipeptídicas, resultando em associação de cadeias.

Proteínas simples: formadas apenas por aminoácidos.
Proteínas conjugadas: formada por aminoácido mais um grupo prostético (nucleotídeo, lipídio, glicídio, etc.)

Funções biológicas das proteínas: movimento celular, defesa do organismo (anticorpos), informacional (hormônios proteicos). Função enzimática e estrutural.