logo-ge

Biologia: Estrutura das principais substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem as células vivas (parte 2)

Sais Minerais: essenciais para o bom funcionamento de nervos, músculos, hormônios, coagulação sanguínea e outros componentes orgânicos. Os mais importantes são:

• Cálcio (Ca2+): formação de ossos e dentes, essencial para a coagulação do sangue, contração muscular. Encontrado nos vegetais, leite e derivados.

• Magnésio (Mg2+): componente de várias coenzimas, constituinte da molécula de clorofila, necessário para a saúde de nervos e músculos. Encontrado em cereais integrais e vegetais verdes.

• Fósforo (P2+): importante componente de ossos e dentes, componente do ATP, DNA e RNA. Encontrado no leite e seus derivados, carnes e cereais.

• Potássio (K+): principal íon positivo no interior das células, influi na contração muscular, atividade nervosa, e pode ser encontrado em carnes, leite e várias frutas.

• Cloro (Cl -): principal íon negativo no líquido extracelular. Encontrado no sal de cozinha e diversos tipos de alimento.

• Ferro (Fe2+): componente da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias. É fundamental para a respiração celular. Encontrado em fígado, gema do ovo, legumes e vegetais verdes e carnes.

Ácidos nucléicos: controlam todos os processos vitais do metabolismo e possuem código genético. Exemplos: DNA e RNA.

Lipídios: glicerídeos, ceras, carotenóides e esteróides são os mais conhecidos. São constituintes de todas as membranas celulares e os lipídeos estruturais são mais complexos que os de reserva. Têm baixa solubilidade em água, e são utilizados pelos seres vivos como fonte de reserva, de energia, isolantes térmicos e impermeabilizantes.