logo-ge

Biologia: Estrutura das principais substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem as células vivas (parte 3)

Vitaminas: substâncias orgânicas essenciais que devem ser obtidas pela ingestão de alimentos. Atuam como cofatores em reações enzimáticas e as avitaminoses causam diversas doenças. As principais vitaminas são:

• Vitamina A: necessária para o crescimento normal e bom funcionamento dos olhos, nariz, boca, ouvidos e pulmões. Deficiência: cegueira noturna, xeroftalmia, e cegueira total.

• Vitamina B (B2, B1, B e B12): oxidação dos alimentos e carboidratos; essenciais para a respiração celular, tonalidade saudável da pele, estimulante de apetite. Deficiência: ruptura da mucosa bucal, lábios , língua e bochechas, fadiga, perda de apetite, distúrbios digestivos, beribéri, etc.

• Vitamina C: mantém a integridade dos vasos sanguíneos, saúde dos dentes e gengivas e previne infecções. Deficiência: fadiga, insônia, escorbuto, nervosismo, alteração nos dentes.

• Vitamina E: relacionada a fertilidade, prevenção do aborto, atuante no Sistema Nervoso Involuntário e no sistema muscular. Deficiência: esterilidade em homens, aborto em mulheres.

• Vitamina K: atua na coagulação do sangue e previne hemorragias. Deficiência: hemorragias.

• Vitamina D: atua na saúde de ossos e dentes e no metabolismo do cálcio. Como não é encontrada pronta nos alimentos, seu precursor necessita dos raios UV do Sol para se transformar em vitamina D. Deficiência: raquitismo e sintomas de artrite.

Glicídios: conhecidos também como sacarídios, carboidratos, hidratos de carbono ou açúcares, os glicídios são utilizados como fonte de energia, pelos seres vivos. Existem três tipos básicos:

• Monossacarídios (CH2O)n: glicose, frutose, galactose, etc.

• Dissacarídios: união entre 2 monossacarídios. Exemplo: sacarose = frutose + glicose.

• Polissacarídios: amido, glicogênio, celulose, quitina, etc.

Exercícios
01.(UEM/2010) Assinale o que for correto e some-os.

1) A água é uma molécula polar, por apresentar zonas positivas e negativas, em lados opostos.

2) A fórmula geral dos monossacarídeos é (CH2O)n, em que o valor de n varia de 3 a 7.

4) O colesterol é um esteroide presente na composição química da membrana plasmática de animais, alémde atuar como substância precursora dos hormônios testosterona e progesterona.

8) Os fosfolipídios possuem características químicas semelhantes a detergentes, apresentando uma “cauda” hidrofóbica (parte apolar) e uma “cabeça” hidrofílica (parte polar).

16) Os dissacarídeos não são solúveis em água, mas são imediatamente aproveitáveis como fonte de energia pelos organismos vivos.

Soma:

Resolução:
Soma: 15
O colesterol é um álcool que entra na composição dos esteroides. Portanto, o colesterol não é um esteroide, o que deixa o item 04 incorreto.

2) (ENEM/2007) Ao beber uma solução de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substância
a) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo.

b) inflamável que, queimada pelo organismo, produz água para manter a hidratação das células.

c) que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo.

d) insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo.

e) de sabor adocicado que, utilizada na respiração celular, fornece CO2 para manter estável a taxa de carbono na atmosfera.

Resposta: A

3) (UFCSPA/2006) Proteínas são moléculas grandes com muitas funções metabólicas e estruturais. Associe os diferentes tipos de proteínas (coluna esquerda) às respectivas funções nos organismos (coluna da direita).

1. Actina ( ) Proteína catalisadora
2. Hemoglobina ( ) Proteína reguladora
3. Amilase ( ) Proteína estrutural
4. Glucagon ( ) Proteína transportadora

A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
a) 1 – 4 – 2 – 3

b) 3 – 2 – 4 – 1

c) 3 – 4 – 1 – 2

d) 4 – 2 – 1 – 3

e) 4 – 3 – 2 – 1

Resposta: C