logo-ge

Biologia: Fisiologia Celular

A fisiologia celular estuda, basicamente, o funcionamento das células. Confira a seguir a fisiologia da membrana celular, o equilíbrio químico e os transportes (ativo e passivo).

Fisiologia de membrana: a membrana plasmática é a principal responsável pelo controle do que sai e do que entra na célula. O sistema de membranas (que são as membranas que envolvem as organelas celulares) também tem a função de selecionar substâncias que entram e saem e, assim, manter a homeostasia.

Mosaico fluido: modelo válido para todas as membranas celulares (membrana plasmática, e todas as membranas que envolvem as organelas celulares) A figura esquematiza esse modelo:

Onde,
A – bicamada lipídica (ou fosfolipídica): fosfolipídios são moléculas antipáticas que se dispõem na bicamada com a porção hidrofóbica apolar dirigida para o centro da membrana, e com a porção hidrofílica polar (cabeça com terminal fosfato) direcionada para o exterior ou interior da célula.

B – Colesterol: reduz ou aumenta a fluidez da membrana de acordo com a temperatura, funcionando como um "tampão de fluidez".

C – Proteína intrínseca (ou transmembrana): são firmemente aderidas aos lipídios da membrana e formam canais de transporte de substâncias e, também, são receptores específicos de hormônios; 70% das proteínas de membrana são desse tipo.

D – Proteína extrínseca: ligam-se à membrana por interação com a região polar dos lipídios ou por interação com as proteínas transmembranas (também conhecidas como integrais). A espectrina, por exemplo, é a proteína extrínseca responsável pelo formato bicôncavo dos eritrócitos.

E – Glicoproteína: associação entre carboidratos e proteínas de membrana;

F – Glicolipídios: associação entre carboidratos e lipídios. As glicoproteínas e glicolipídios são marcadores responsáveis pela determinação dos grupos sanguíneos.

G – Glicocálice (ou Glicocálix): união entre glicoproteínas e glicolipídios; é através do glicocálix que as células se reconhecem e se unem umas às outras, para formar os tecidos.