logo-ge

Biologia: Organização das células procarióticas

Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes.

As Células procariontes (pro = primeiro; cario = núcleo) são caracterizadas principalmente pela ausência de sistema de membranas, sendo a membrana plasmática a única presente. Confira, a seguir, a organização dela:

Cromossomos: não são separados do citoplasma por membrana. O material genético consiste em uma molécula simples de DNA com proteínas (não-histonas).

Citoplasma: contém numerosos polirribossomos, que são ribossomos ligados à moléculas de RNA mensageiro. A região onde se localiza o material genético denomina-se nucleóide.

Procariotos: seres vivos que possuem células procariontes. O procarioto mais estudado é a bactéria Escherichia coli. Os procariotos são representados, basicamente pelas bactérias (algas azuis e cianofíceas são organismos bacterianos).

Forma e tamanho: são menores do que as células eucariontes (1 a 10µm de diâmetro) e possuem forma simples. São geralmente esféricas ou em formato de bastonetes e sua configuração é mantida pela parede extracelular.

Parede extracelular: de consistência rígida, é sintetizada no citoplasma e adere à superfície externa da membrana celular. Contém polissacarídeos com peptídeos. Essa parede tem a função de proteger a célula das variações do meio ambiente (por exemplo, contra a desidratação).

Divisão celular: não há mitose. A reprodução ocorre por gemiparidade ou fissão binária.
Energia metabólita: sem mitocôndrias; enzimas oxidativas ligam-se à face interna da membrana celular.