logo-ge

Veja dicas do que fazer às vésperas da 2ª fase da Fuvest

Agora é hora de relaxar e de curtir os últimos momentos antes da prova (mas com moderação) :D

Domingo, 8 de janeiro, já está logo aí. Com ele, chega a segunda fase do vestibular que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP) e à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A Fuvest é aguardada por 22.869 candidatos, que terão pela frente três dias de provas. Faltando menos de dois dias para o exame, o que fazer? Separamos algumas dicas que podem ser boas para você!

Saiba as informações básicas sobre a prova (separamos tudo o que você precisa saber no final deste texto)

Informe-se com antecedência sobre o que pode e o que não pode levar, sobre horários, como chegar ao local de prova (que pode ser diferente do endereço da 1ª fase, consulte no site da Fuvest), quais documentos deve entregar, o que cai em cada dia. Isso é importante para você se sentir seguro antes de sair de casa. Nada melhor do que chegar ao local e sentar-se na sua cadeira com um tempinho para respirar antes da prova.

Alimentação

É hora de comer uma feijoada completa ou um vatapá? Melhor pensar duas vezes. Com as altas temperaturas que estão fazendo em São Paulo, não é recomendável ingerir comidas muito pesadas. Mas isso você já sabe, né? O que você talvez não saiba é que existem alimentos que podem ser seus grandes aliados nos dias de prova. Explicamos tudo o que você precisa saber sobre alimentação nessa matéria aqui. De quebra você ainda confere dicas do que levar nos dias de Fuvest e de como se proteger de quedas de pressão e das temidas “dores de barriga”.

Descanse e limpe sua mente de preocupações

Não dá pra obrigar ninguém a largar os livros, mas se você quiser revisar algo daqui para domingo, tudo bem. No entanto, evite pensar “queria ter tido mais tempo” ou “não consegui aprender tudo que gostaria”. Você não precisa saber tudo de todas as matérias, apenas o suficiente para passar. 😀 E isso você só vai conseguir descobrir depois que as provas passarem. Confie no que você já estudou! Enquanto não inventam uma bola de cristal para os vestibulandos, é hora de descansar também. Uma mente tranquila trabalhará de forma muito mais equilibrada na hora da prova. Nesse link você confere dicas de como controlar a ansiedade antes e durante o exame. Além de seguir essas recomendações, sugerimos que você passe suas horas pré-Fuvest curtindo um filme com os amigos, uma série, um livro, passeando de bicicleta num parque… Tente se distrair. 🙂

Na hora da prova

Legal, você já separou seu material certinho, arrumou sua mochila com seus documentos e chegou ao local da Fuvest tranquilão. Também temos dicas para esse momento! Veja abaixo algumas sugestões para otimizar seu desempenho nas provas:

  • Para controlar o tempo, comece pelas questões que você tem mais facilidade, porque é provável que consiga responder mais rápido. Se sentir que está demorando tempo demais em uma pergunta, deixe para o final e pule para outra mais fácil.
  • No primeiro dia, é importante dar muito valor à redação: ela vale metade da nota nessa prova. É uma boa começar por ela, assim você não corre o risco de o tempo acabar sem ter terminado o texto. Além disso, não esqueça de fazer rascunho e revisá-lo mais de uma vez, conferindo quais erros podem ter passados despercebidos.
  • Nas questões dissertativas, lembre-se de que, nas respostas, qualidade importa mais do que tamanho: não adianta encher de informações desnecessárias além da resposta objetiva da pergunta, porque ela não garante uma nota maior. Além disso, você pode acabar escrevendo alguma coisa errada e prejudicando tudo o que está correto. Outra dica é elaborar bem a resposta antes de passar a limpo, priorizando a coesão e a clareza (mais ou menos como você faria na redação).
  • Nas questões de Exatas, jamais caia no erro de colocar apenas a resposta, sem demonstrar o raciocínio, mesmo se for uma pergunta mais óbvia e exigir pouco cálculo. Confira cada etapa dos cálculos e deixe-os absolutamente claros para não haver nenhum deslize.
  • Caso não saiba a resposta para alguma pergunta, é perigoso recorrer à tática de escrever qualquer coisa só para não deixar em branco. Se você tentar escrever o que você não sabe, isso pode só piorar. Se não tiver ideia do que trata a questão, deixe-a em branco; se souber alguma coisa, mesmo que não seja a informação completa, pode escrever, mas sempre com cautela.
Datas e horários

Sobre as provas

8 de janeiro – Na primeira prova (Português e Redação), os candidatos deverão elaborar uma redação e responder a dez questões de interpretação de texto, gramática e literatura. A prova vale 100 pontos, sendo 50 destinados à Redação.

9 de janeiro – A segunda prova tem 16 questões sobre as disciplinas que constituem o Núcleo Comum do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e contém algumas questões Interdisciplinares, todas com igual valor. Essa prova, que vale 100 pontos, é obrigatória para todos os candidatos de segunda fase.

10 de janeiro – A terceira prova é formada por 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões de cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. Essa prova, que também vale 100 pontos, é obrigatória para todos os convocados.

A partir de 13 de janeiro – Algumas carreiras têm provas de Habilidades Específicas.

Horários

Nos três dias de prova os portões abrem às 12h30 e serão fechados às 13h. Todas as provas terão quatro horas de duração. Você poderá deixar o local de prova a partir das 15h.

Resultados

A primeira chamada de aprovados será divulgada em 2 de fevereiro.

Informações importantes:

O que levar

Documento de Identidade: em todas as provas da 2ª fase, incluindo a de Habilidades Específicas (a partir de 13 de janeiro), é necessário apresentar o original do Documento de Identidade.

Material: é necessário levar caneta esferográfica (de tinta azul ou preta), pois as provas da 2ª fase, devem ser feitas à tinta. É permitido também o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho, borracha, apontador, régua e compasso.

Alimentos: o candidato poderá levar, em todos os dias de prova, água e alimentos leves.

Foto 3×4 recente: para ser entregue ao fiscal da sala no primeiro dia de prova (8 de janeiro)

Nos locais de prova, será terminantemente proibido utilizar:

1. relógio de qualquer tipo;

2. equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como, por exemplo, smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.;

3. material impresso ou para anotações;

4. corretivo de qualquer material ou espécie;

5. caneta hidrográfica e outras (somente esferográfica);

6. caneta marca-texto;

7. gorro, boné, chapéu ou similares;

8. protetor auricular, fone de ouvido ou similares.