logo-ge

Filme e livro ajudam a entender a Primeira Guerra Mundial

<I> O Último Batalhão</I> e <i> Até o Último Homem</i> narram ação de soldados dos EUA e os primeiros combates aéreos da história


Ataque de tropas francesas a uma posição alemã na província de Champagne (nordeste da França), em 1917

da redação

Interessados em conhecer melhor os eventos e motivações da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) encontram no filme O Último Batalhão (2001) um retrato da intervenção dos EUA no conflito. Dirigido por Russell Mulcahy, o longa metragem conta a história de soldados norte-americanos que, enviados em missão suicida, ficam completamente cercados pelos inimigos alemães.

Outra opção é o livro Até o Último Homem, escrito pelo americano Jeff Shaara. A obra reproduz fielmente os principais momentos da Primeira Guerra, relatando o dia a dia das trincheiras e os primeiros combates aéreos da história – pois essa foi a primeira guerra a usar aviões.

SAIBA MAIS

– Bem vindos à Primeira Guerra, EUA (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

– Armas na Primeira Guerra: laboratório da morte (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

FILME: O ÚLTIMO BATALHÃO (EUA, 2001)
Retrata a incursão do batalhão norte-americano comandado pelo major Charles White Whittlesey – que, na verdade, é advogado e não possui carreira militar. Em 1918, o grupo parte com a missão de tomar o controle do terminal ferroviário de Sedan, no norte da França, para romper a rede de distribuição de suprimentos dos alemães.

O escalão superior do exército admite o alto risco da operação e se conforma em perder muitos homens. Indignado, Whittlesey e classifica a missão como suicida, mas, antes de partir, recebe garantia de que seus homens serão apoiados por tropas francesas.

LIVRO: ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (Jeff Shaara – 924 págs., R$ 99,00)
A introdução do livro apresenta a biografia das personagens retratadas na obra. Superada essa parte inicial, a narrativa desenvolve-se cruzando a realidade com poucas passagens fictícias.

Focados na história de pessoas, os capítulos são, inicialmente, divididos por personagens – como General John Peshing, o “Jaqueta Negra”, os pilotos americanos da esquadrilha Lafayette e o lendário barão Manfred von Richthofen, o “Barão Vermelho”. Posteriormente, o texto mistura os personagens, mostrando o conflito pela perspectiva de quem o vivenciou.

SAIBA MAIS

– Quem matou o Barão Vermelho? (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

– Fokker DR I: A máquina do Barão Vermelho (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

– Francisco Ferdinando: a gota d’água (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

– Trincheiras: a frente do horror (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

FÓRUM

– Quais filmes ajudam a estudar para o vestibular?

– Como você foi nos vestibulares que prestou neste ano?

LEIA TAMBÉM

– Formas alternativas de estudar para os exames

– Notícias sobre vestibular