logo-ge

Filmes falam sobre o caso Enron e o funcionamento da Bolsa de Nova York

O caso Enron e o funcionamento de Wall Street são temas de dois filmes para você entender melhor a economia norteamericana

Poucos meses após os piores momentos da recente crise econômica mundial, o GUIA separou dois longas que mostram a economia norteamericana em momentos distintos. O documentário Enron aborda a derrocada da multinacional energética, dando especial atenção ao escândalo que envolveu os principais executivos da companhia. Já Wall Street retrata os meandros da Bolsa de Valores de Nova York e mostra como corretores podem usar informações privilegiadas em benefício próprio.

SAIBA MAIS

Dossiê Crise Econômica (GUIA DO ESTUDANTE)

Filme: Enron – Os Mais Espertos da Sala
Alex Gibney (EUA, 2005)

Em 2001, a multinacional Enron, uma gigante norteamericana do setor de energia, pediu concordata. Mais de 20 mil pessoas ficaram sem emprego e milhares de acionistas perderam dinheiro, numa manobra que favoreceu os milionários executivos da companhia. O documentário Enron – Os Mais Espertos da Sala faz uma análise detalhada de um dos maiores escândalos empresariais da história.

Por meio de gravações e depoimentos de analistas econômicos e ex-empregados, o filme, baseado no livro homônimo dos jornalistas Bethany McLean e Peter Elkind, mostra como funcionava a empresa e como foi possível levar as fraudes ao ponto de enganar o mercado de ações, os funcionários e o governo.

SAIBA MAIS

Quebra da bolsa em 1929: Tragédia em Wall Street
Crash! Entenda a crise (SUPERINTERESSANTE)

Filme: Wall Street
Oliver Stone (EUA, 1987)

A obra de Oliver Stone é um interessante retrato sobre os meandros da Bolsa de Valores de Nova York. Mesmo sendo bastante anterior à crise econômica que atingiu as finanças mundiais em 2008, o longa permite que o espectador tenha uma ideia sobre o funcionamento do mercado de ações, epicentro da crise.

Bud Fox é um ambicioso corretor que trabalha em Wall Street. Ao saber, extraoficialmente, que as ações da Bluestar, companhia aérea em que trabalha, terão uma alta significativa, Fox dá a dica ao bilionário Gordon Gekko. O corretor passa a trabalhar secretamente para Gekko, espionando investidores para beneficiá-lo.