logo-ge

Formado em Direito tem até domingo para se inscrever em prova da OAB

Aprovação em Exame de Ordem é obrigatória para bacharel trabalhar como advogado. Inscrição custa R$ 200

da redação

Vai até este domingo (30 de maio) a inscrição para o primeiro Exame de Ordem Unificado 2010 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A participação é aberta para formados em Direito ou estudantes dos dois semestres da graduação.

A aprovação no exame é obrigatória para que os formados em Direito possam trabalhar como advogados no Brasil. O último exame teve mais de 80 mil inscritos. Desde o ano passado, é aplicada a mesma prova em todo o país.

A inscrição é feita no site da OAB, até as 23h59 de 30 de maio, horário de Brasília. Depois de preencher a ficha de inscrição, será necessário pagar taxa de inscrição de R$ 200 até a segunda-feira (31).

Haverá duas fases. A primeira, Objetiva, deverá ser aplicada em 13 de junho, às 14h, no horário de Brasília. Serão abordadas disciplinas básicas dos cursos de Direito e conhecimentos sobre Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional e o Estatuto da Advocacia e da OAB.

Os candidatos terão 5 horas para responder 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas. É necessário acertar pelo menos 50 para ir à segunda fase.

SEGUNDA FASE DA OAB
A segunda fase será escrita, com uma redação e 5 questões abordando uma destas sete áreas do Direito: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Empresarial, Penal ou Tributário.

Será necessário, ainda, redigir uma peça profissional, simulando uma situação real de trabalho de advogado. A redação valerá 5 pontos, e cada questão valerá 1. Será exigida nota mínima de 6 para a aprovação.

Os candidatos poderão levar material para consulta na segunda fase. Será autorizado o uso de Legislação, Códigos e
Orientações Jurisprudenciais. Apostilas, cadernos e anotações pessoais são proibidos.

O edital da prova traz mais detalhes.

SAIBA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem