logo-ge

Realidade brasileira

Dois filmes retratam de forma crua o cotidiano nas periferias brasileiras

Nesses dois longas escolhidos pelo GUIA, o espectador terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade nas periferias brasileiras. Linha de Passe conta a história de uma família que mora na Zona Leste de São Paulo. Já Falcão – Meninos do Tráfico aborda o tráfico de drogas em todo o País, com enfoque especial dado ao envolvimento de crianças com o crime.

Filme: Linha de Passe
Walter Salles e Daniela Thomas (Brasil, 2008)

Um retrato da sociedade brasileira a partir da periferia paulistana. Esse é o enfoque do filme Linha de Passe. E, para mostrar esse cotidiano, os diretores Walter Salles e Daniela Thomas contam a história de quatro irmãos e uma mãe que vivem na Cidade Líder, Zona Leste de São Paulo.

Reginaldo é o mais novo e procura o pai, que nunca conheceu. Dario, prestes a completar 18 anos, ainda sonha em ser jogador de futebol. Dinho trabalha como frentista em um posto de gasolina e busca na religião uma saída para seus problemas. Denis, o irmãos mais velho, é um motoboy que precisa de dinheiro para sustentar um filho. E a mãe, Cleuza, trabalha como doméstica e está grávida do quinto filho, que, mais uma vez, não conhecerá o pai.

Filme: Falcão – Meninos do Tráfico
MV Bill e Celso Athayde (Brasil, 2006)

Resultado de seis anos e cerca de 90 horas de filmagens em periferias pobres de diversas regiões do País, Falcão – Meninos do Tráfico é um retrato devastador da triste realidade do tráfico de drogas no Brasil. Carregado de declarações chocantes, como o menino que diz “se eu morrer, vem outro no meu lugar, melhor ou pior”, o documentário assusta com os seus próprios números: dos 17 meninos mostrados – todos menores de idade – 16 morreram nos anos seguintes ao lançamento do filme.

O longa conta ainda com imagens captadas pelos próprios “falcões” – que na linguagem do tráfico é o garoto que vigia a comunidade, informando os chefes sobre qualquer movimento suspeito.

SAIBA MAIS

Como é o tráfico na favela? (SUPERINTERESSANTE)