logo-ge

Revolução Industrial: Conheça inovações tecnológicas da época

O período da Revolução Industrial compreendeu uma sequência de grandes inovações tecnológicas e mudanças sociais. Veja algumas delas

*Matéria originalmente publicada no site de Aventuras na História em 2009

O planeta nunca mais foi o mesmo depois do século 18. Com velocidade estonteante, as fábricas tomaram o lugar do artesanato e as cidades cresceram. Em dois séculos, mecanizamos a agricultura e construímos veículos a vapor. Seguindo o vagão das novidades tecnológicas, vieram as invenções para agilizar a comunicação, em especial o telefone.

Há controvérsias sobre a data exata em que a Revolução Industrial começou. Mas é certo que, na virada do século 17 para o 18, o cenário econômico europeu já apontava que muitas mudanças iriam acontecer. Mas não se tratava apenas de inovações econômicas e tecnológicas. A historiadora Vanessa da Silva, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, lembra que tão importantes quanto elas foram as alterações políticas e sociais. “Foi no fim do século 17 que fazendeiros europeus começaram a arrendar terras para usar na criação de ovelhas, e isso forçou as pessoas a migrarem para os centros urbanos”, ela afirma. “Em conseqüência, surgiram os operários e as metrópoles”.

Veja algumas das grandes inovações tecnológicas e mudanças sociais que ocorreram na época: